domingo, 23 de dezembro de 2012

O CONSUMISMO QUÊ PRECEDE O NATAL

        EMBORA QUASE JÁ NO DIA DE NATAL, NÃO POSSO ME OMITIR DE PUBLICAR ESTE TÓPICO, SEMPRE VÁLIDO POR ESTA ÉPOCA, E QUE SEMPRE DEVE SER RELEMBRADO.
        DESDE O ESTÁGIO DE RADIALISMO, EM 2.009,  PESQUISEI MUITO SOBRE A FESTA DO NATAL, MAS ANTES DISTO,  JÁ PUBLICARA UMA MATÉRIA NO JORNAL "FOLHA DO NORTE" COM ESTA EPÍGRAFE,  E O REPETI EM ALGUNS ANOS SEGUINTES.
        A PESQUISA QUE EU EMPREENDI FOI DE NATURA HISTÓRICA, MAS SEM OMITIR A CRÍTICA AO DESVIRTUAMENTO DA FESTIVIDADE CRISTÃ DO NATAL.
        COSTUMO DIZER QUÊ MUITAS PESSOAS, NESTA ÉPOCA, SE PREOCUPAM COM TUDO MENOS COM O VERDADEIRO NATAL. A COMEMORAÇÃO DO NATAL, ISTO É:  DO NASCIMENTO DE CRISTO, TEM POR OBJETIVO NOS RELEMBRAR AS CIRCUNSTÂNCIAS NAS QUAIS NASCEU O ESPÍRITO MAIS PURO DO PLANETA TERRA, ENCARREGADO PELO GOVERNO ESPIRITUAL DE REALIZAR A SEGUNDA REVELAÇÃO  (A PRIMEIRA FOI A DE MOISÉS). OBSERVE-SE PRIMEIRAMENTE A SITUAÇÃO DE ABSOLUTA POBREZA EM QUE CRISTO NASCEU, SEM, SEQUER UMA HOSPEDAGEM, CONTRARIAMENTE AOS REIS E RICOS DA TERRA. EM SEGUNDO LUGAR, A SITUAÇÃO DIFÍCIL QUÊ MARIA E JOSÉ ENFRENTARAM PARA CRIÁ~LO, TENDO QUÊ FUGIR ÁS PRESSAS PARA EGITO,  A FIM DE SALVAR SUA VIDA, AMEAÇADA PELO REI HERODES.
    A COMEMORAÇÃO NOS PEDE HUMILDADE, SOLIDARIEDADE E DESAPEGO AOS BENS MATERIAIS E AO LUXO.
       NO ENTANTO, AQUILO QUÊ VEMOS NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS NESTA COMEMORAÇÃO É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO: PREOCUPAÇÃO COM A OSTENTAÇÃO, COM A AQUISIÇÃO DE BENS MATERIAIS E COM PRESENTES, DOS MAIS SIMPLES AOS MAIS LUXUOSOS, ATÉ FORA DA REALIDADE DO PRESENTEADO, ATÉ COISAS INCONVENIENTES, COMO ALGUNS BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS!....
         POR QUÊ ESTA PREOCUPAÇÃO EM MUDAR DE CELULAR, DE CARRO OU A PINTURA DA CASA?  POR QUÊ TANTA PREOCUPAÇÃO EM DAR PRESENTES?  POR ACASO O PRESENTE NÃO É UM MERO SIMBOLISMO DA AFEIÇÃO QUÊ TEMOS A ALGUÉM? SE SE TRATA DE SIMBOLISMO, ENTÃO É DISPENSÁVEL, NÃO DEVE SER MOTIVO DE MUITA PREOCUPAÇÃO, NÃO DEVE SER CONSIDERADO UM DEVER, MAS APENAS UM DIREITO.
         O MAIS IMPORTANTE, COMO EU AFIRMO EM MINHA POESIA "NATAL EM NATAL" NÃO É DAR CAROS E LUXUOSOS PRESENTES ÁS CRIANÇAS E PESSOAS NECESSITADAS, MAS DAR AOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS E AOS ADULTOS CARENTES MEIOS DE VIVEREM DIGNAMENTE, COM CONSCIÊNCIA DE CIDADÃOS  E DE PESSOAS, NA TOTAL ACEPÇÃO DA PALAVRA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário