sexta-feira, 18 de março de 2016

NO MUNDO DAS PALAVRAS

Nº 3.191: PROTESTANTE: S2g. Área semãntica: Religião. Morfologia: tetrassílabo parocsítono. 11 letras. 10 Fonemas.
Etimologia: Do Latim "protestans,-antis", particípio presente do verbo "protestari" (protestar).
Semântica: Adj.+ s2g: Que ou pessoa que é seguidora do Protestantismo, corrente cristã conseqüente da REFORMA, liderada pelo monge agostiniano MARTINHO LUTERO, em 1.517,  o qual rompeu com a Igreja Católica, propondo uma prática religiosa mais apegada à Bíblia, adotando o principio da salvação pela fé, o sacerdócio universal e uma alta moralidade pessoal.
Sinônimos: 1.Evangélico (impróprio).  2) Crente (popular, também impróprio).
Nº.....: REVOLUÇÃO, s.f. Datação: .......... Área semãntica: 1) Genérica. 2) Política. 3) Sociologia.
Morfologia: tetrassílabo ocsítono. 09 letras + til. 11 Fonemas. Adj. e s.m. correspondente: "revolucionário,-a".
ETIMOLOGIA: Do Latim "revolútio,-ónis",s.f. (No acusativo: revolutionem).
Semãntica: Ato de revolver, de mudar, designando também mudanças tecnológicas, como na espressão "Revolução Industrial".
ENCICLOPEDIA: Os Historiadores discordam da aplicação do vocábulo a "sub-levação".Em Brasil, quando as revoluções foram lideradas por "gente humilde", foram chamadas de "arruaças, sebaças, motins", designações que se ligam mais a desordens que a mudanças. Assim ocorre ainda hoje com a denominação "movimento armado", que eclodiu em 31 de Março de 1.964, mais bem denominado "GOLPE MILITAR", o qual depôs o presidente João Goulart. Foi, na realidade, um GOLPE DE ESTADO, promovido por militares e por pessoas conservadoras das elites.
Nº ... FASCISTA: adj.+ s.2g. Datação: 1.922 ? Área semãntica: Política. Morfologia: trissílabo parocsítono. 08 letras. 07 Fonemas. Subst, correlato: FASCISMO.
Semãntica: Adepto do sistema político e sócio-econômico implantado na Itália de 1.922 a 1.943, por Benito Mussolini (1.883--1.945), caracterizado por partido único, supressão de qualquer oposição pelo terror e pela censura, meios de produção sob o controle do Governo Central, pregação do Corporativismo,, nacionalismo ezacerbado, combate feroz ao Comunismo, prática do Racismo e glorificação da Guerra. Tinha como emblema o feixe (Em Latim: fascis, em Italiano: fascio) de varas dos antigos litores romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário