quinta-feira, 3 de março de 2016

Série "Política e Cidadania"

     "SOU MILIONÁRIO DO SONHO"
          Meu amigo Felipe Jesus me deu um testo, sem indicação da fonte, sem Autor, e incompleto. Coisas de quem não tem noção ainda de trabalhos intelectuais, mas tudo bem!!. De toda maneira eu lhe  agradeci imensamente, por tratar-se de um testo interessante. O Autor é um jovem marginalizado, morador de rua. Depois de avivar algumas letras apagadas, corrigir a linguagem e melhorar a pontuação, tirei duas fotocópias, e  agora transcrevo algumas de suas passagens:
** "Aí vem um policial, quê já me viu na TV, espalhar minha moral (sic).
      Veio ele se arrepender de me ter tratado mal.
      Chegou a mim, sem aquela cara de mau:
      -- Fala, mano; abraça, mano!"
** "Quem vê apenas um lado do Mundo sabe  somente um lado da verdade
     Inventando o quê somos, minha mão no jogo eu ponho;
     vivo daquilo quê proponho; SOU MILIONÁRIO DO SONHO.
** " A Palavra abre portas . Tu disto tens noção.
      É por isto que EDUCAÇÃO é a palavra-chave.
      É como um HOMEM NU, todo vestido por dentro,
      é como um soldado da PAZ, armado de bons pensamentos,
      é como uma saída, uma porta, um instrumento" .
** "O MUNDO ainda não está acostumado a ver o reinado de quem mora na ILUSÃO.
       A Ilusão da Felicidade tem quatro carros por cabeça,
        deixando o planeta sem capacidade de respirar à vontade.
         A ILUSÃO é a de que é mais vantagem cada casa (sic),
         mais carros que filhos, cada filho menos filho que carro" (SIC)
 ** "MINHA CHAVE  É A PALAVRA; é potente meu veículo,
       sem código de barras; não tem etiqueta, embora sua marca seja boa;
        minha alma é de BOA MARCA;  por isto não tem placa, tabuleta ou inscrição."
** "Sou embaixador da rua; não esqueço os esquecidos. Por isto, eles se lembram de mim.
      Sentem a lágrima escorrer de minha voz; escutam a música de minh'alma;
      sabem que aquilo quê quero para mim quero para todo o Universo; é esse o papo de meu verso"
** Por isto, eu digo e repito: 'Quem quiser ser bom juiz deve aprendê-lo com o preto Benedito'.
** "Eu digo que sou sonhador, mas sonhador na prática.
       " Tô ligado quê a vida bate; tô ligado quê a vida dói',
          mas com a palavra, me ergo e permaneço, porquê A RUA É NÓS."
          ************************************************
    Devido à ezigüidade do espaço, não dá para transcrever mais. Ressalto quê o testo é muito ORIGINAL. Obviamente, tenho um pouco de dificuldade em compreender algumas colocações, como também justificar algumas  linguagens, mas não posso deixar de recomendar aos leitores procurar a fonte. Salvo engano, é um sítio chamado "Sou Milionário do Sonho".
               Observe-se quanta poesia neste testo de um marginalizado, morador de rua!! É uma coisa fantástica suas idéias meio revolucionárias, meio COMUNISTAS (por que não?? Cristo foi o maior comunista!!). O jovem tem idéias sublimes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário