sexta-feira, 25 de março de 2016

SÉRIE "D I V E R S O S"

     COMO TORNAR-SE UM PESQUISADOR OU UM PENSADOR
              Original: Folha do Norte, 22 de janeiro de 2.006,  pg. 05
         O pesquisador e o pensador costumam ser Autores de livros técnicos, profissionais, didáticos, científicos, de auto-ajuda ou de formação da personalidade. Estes tipos de escritores são muito importantes par a formação individual e profissional. Eles abordam temas dos mais diversos e importantes, como SECSUALIDADE, CASAMENTO, Educação dos Filhos, Aspectos Legais das Profissões, Religião, etc.
    Para tornar-se um pesquisador ou um pensador, a pessoa deve:
1) Ler assuntos dos mais diversos e da(s) própria(s) especialidade(s), sem esquecer uma boa base na Língua Materna.
2) Ler jornais e revistas e ouvir programas noticiosos, reportagens e programas formativos.
3) Ouvir e ler constantemente os especialistas de cada assunto, comparando-os quanto a determinados assuntos e assuntos correlatos.
4) Observar o que acontece no dia-a-dia  com as pessoas e com as instituições, refletindo sobre os fatos e afirmações das personagens envolvidas neles.
5) Analisar os "prós" e os "contras" de cada fato, de cada comportamento, de cada mudança na sociedade, com a mente aberta para as mudanças. Retificar os conceitos quando se convencer de que esta mudança é necessária. Diz uma mássima latina: "Sapientis est mutare consilium" (É próprio dos sábios mudar de opinião).
6)Analisar as coisas racionalmente, sem sentimentalismos, preconceitos, convencionalismos ou apego às aparências e às tradições.
7) SER OTIMISTA SEM DEIXAR DE SER REALISTA.Trata-se de um realismo construtor, idealista, o qual, embora  "se baseie no quê é, lute pelo quê deve ser". Deve destacar sempre o aspecto prático de sua(s) especialidade(s)
      Observação: Continuarei esta matéria amanhã..

Nenhum comentário:

Postar um comentário