sábado, 26 de março de 2016

Série D I V E R S O S

       COMO TORNAR-SE UM PESQUISADOR OU UM PENSADOR (Continuação de ontem)
        8) Para o pesquisador ou especialista de um assunto,  toda obra (livro, revista,  jornal, etc) tem sua importância. Até mesmo um livro de outros assuntos pode conter um dado importante sobre nossa especialidade.  Disse São Tomás de Aquino: "Tímeo hóminem uníus libri" (Receio o homem de um único livro), e eu o adapto: "Imperfectus sápiens uníus libri" ((Falho é o sábio de um só livro).
9) Manter uma biblioteca especializada na área e assuntos correlatos,para  servir de fundamentação e bibliografia do quê escrevemos e falamos.
10) Providenciar um fichário ou classificador com recortes diversos e anotações variadas sobre um determinado assunto. A ordem alfabética ajuda muito na localização dos diversos itens. Modernamente, a Informática ajuda muito neste setor. É princípio do pensador, do filósofo: ""Amicus Platónis sed magis amícus veritátis" (Sou amigo de Platão, mas mais amigo da verdade);
11) Não é indispensável quê o pesquisador tenha curso universitário, mas se não o tem, deve procurar tomar algum curso sobre métodos de pesquisa. Às vezes um autodidata supera um portador de nível universitário, devido a seu esforço constante, mas isto é a eceção, não a regra geral..
12) Antes de tudo, o intelectual aprende a estudar; aprende, desde cedo, técnicas especiais ou particulares,  para  conseguir seus objetivos como estudioso. A escola apenas nos fornece a base, o incentivo e a oficialização do estudo. O restante fica a cargo de cada pessoa. Enquanto se vive, se aprende. A vida é uma eterna aprendizagem. Em diversas profissões, nunca se deixa de aprender., porque seus assuntos são muito amplos ou porque estão sempre a descobrir novidades., como a Medicina e a Informática..
13) É muito útil a quem se dedica à pesquisa dominar pelo menos 01 Língua Estrangeira., pois quanto mais Línguas uma pessoa conhece  mais amplas são suas possibilidades como pesquisador. As Línguas mais recomendáveis para este trabalho, no Ocidente, são as chamadas 05 LÍNGUAS DE CULTURA, a saber: O Alemão (Al.),  o Espanhol (Esp.), o  Francês (Fr.),  o  Inglês (Ing.)  e  o Italiano (It.), (por ordem alfabética).
  Fora destas Línguas, ezistem outras opções, como o Latim (Lt.), (para estudos clássicos), o Esperanto (Espr.), o Hebraico (Heb.) e o Russo (Rs.)..
   14) "Cultura", em sua acepção verdadeira, nesta área, é o acúmulo de conhecimentos, resultante do desenvolvimento das faculdades intelectuais. Não se a confunda com os fatos da Etnografia, quê são de somenos importância.
   Ultimamente, muitas pessoas têm procurado estudar o Hebraico, para "sondar a verdadeira mensagem da Bíblia", mas não compensa mais tal estudo, porquê a Bíblia tem tantos problemas hoje quê é impossível estabelecer sua verdadeira mensagem original. Temos outas fontes para o estudo da Espiritualidade.

   O Esperanto ("la internacia Lingvo") tem como objetivo "facilitar a comunicação internacional, como segunda Língua, e incentivar a união  entre os povos. É facílima, por ser baseada na lógica e na simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário