segunda-feira, 28 de março de 2016

Série SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

      '"A  C A R N E
      O homem não é carnívoro como a onça, pois não dispõe, como ela, de garras e presas para matar um boi somente (1) com os membros dianteiros e a boca, nem é cadaverívoro como o corvo, pois, não tendo, como êste, glândulas neutralizadoras dos venenos, freqüentemente se intocsica comendo carne, nem é onívoro, como o  porco, pois tem um organismo e um instinto diferentes dos do suíno. Os irracionais quê comem carne preferem-na ao natural. Não a falsificam nem a disfarçam para mudar seu gôsto e seu cheiro (2). O ser humano, porém, altera e dissimula a carne com temperos para neutralizar a repugnância que esta produziria à sua vista, a  seu olfato e a seu sabor. O homem engana seu verdadeiro  instinto,  com grave prejuízo de sua saúde.
      Já falâmos muito (3), Agora, falem outros médicos.
      Afirma o Prof. Dr. José Nigro Bassiano:
      'A Natureza dotou o nosso instinto nutritivo de duas zelosas sentinelas que, em seus postos avançados no organismo, têm a missão de admitir ou recusar um alimento... Vamos ao mercado, onde nos dirigimos ás bancas de frutas, escolhemos aquelas (4)  que melhor nos parecem, e com toda a segurança, podemos levá-las à boca, saboreando-as com prazer. Sucederá o  mesmo com os postos de carne? Com toda a certeza, não. Nossa vista e nosso olfato recusarão a presença desses DESPOJOS  e muitas vezes teremos que TAPAR O NARIZ, pois ESSES CADÁVERES DENUNCIARÃO JÁ UM AVANÇADO ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO, e se conseguimos enganar a vista e o olfato, É DEVIDO Á ARTE CULINÁRIA, que se encarrega da falsificação de sua primitiva forma e estado.'
      Esprime-se o Dr. GUSTAVO AMBRUST:
      'A carne é tida como alimento fortificante por ecelência. Será ezato? Não .Está hoje provado que a carne é menos nutritiva do que a maior parte dos alimentos tirados do Reino Vegetal, como sejam: frutas secas (nozes, castanhas, amêndoas), arroz, legumes secos (feijão, favas, lentilhas).
      Pode-se, mesmo dizer que, de todos os alimentos usuais (com eceção do leite, das frutas secas ,dos legumes frescos e dos tubérculos farináceos, como a batata), a carne é o menos nutritivo. (....)
       A carne é tão pouco nutritiva que, para emagrecer um obeso,  basta submetê-lo a um regime carne absoluto.
    (....) os alimentos que dão, conservam e desenvolvem as forças , os verdadeiramente nutritivos, são OS HIDRATOS DE CARBONO. as hortaliças e as frutas. Deve-se considerar um grande erro cientifico, talvez o maior e mais nefasto do último século, a afirmação de que o regime cárneo constitui uma alimentação fortificante por ecelência (....)"
         OBS.: 1) Os algarismos  entre parênteses indicam que fiz mudança no testo. 2) Continuação na próssima publicação deste blogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário