terça-feira, 29 de março de 2016

Série ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

    A CARNE (Continuação)
      Dr. Alfons Balbach, em "As Hortaliças na Medicina Doméstica"
      (Pg; 115) "A CARNE é muito mais ecitante quê nutritiva. Quem faz uso diário da carne , em quantidade não moderada, e a suprimir bruscamente um dia, embora a substitua por alimentos mais nutritivos, esperimentará nesse dia uma sensação pronunciada de fraqueza, como se não se tivesse alimentado. O que provoca essa falsa sensação de fraqueza não é a falta de alimento, e sim, a supressão do ecitante, que, no caso presente, é a CARNE. O mesmo fenômeno se observa com outros ecitantes, tais como o ÁLCOLE, (*), o TABACO  (**),  a morfina.
    Além de ecitante, A CARNE É TÓCSICA.
   O líqüido estraído dos músculos (o suco da carne), injetado na dose de 3 a 5 c.c. por quilograma, mata um animal. Entre os venenos contidos na carne, uns são nocivos por sua própria tocsidez, outros  simplesmente porquê são ácidos. Da destruição da proteína da carne,   na economia, se originam produtos de tocsidez mais ou meno elevada: ácido úrico e quantidade apreciável de ácido sulfúrico e ácido fosfórico, estes dois últimos muito energéticos e até cáusticos se não estivessem estremamente diluídos.
     Todas as carnes, mesmo que estejam perfeitamente sãs, se acham impregnadas de substãncias nocivas.  e são mais tócsicas quando provêm de animais doentes ou simplesmente fatigados. OS VENENOS DA CARNE SE MULTIPLICAM RAPIDAMENTE APÓS A MORTE DO ANIMAL. Quando a carne não é completamente digerida no estômago e no intestino delgado, a albumina se putrefaz no intestino grosso, resultando daí a formação de novos venenos (ácidos graxos voláteis, tomaínas) (3),  a maior parte de grande virulência
      (....)  A GORDURA DA CARNE, ocsidando-se, põe em liberdade ácidos diversos (....) ficam retidos nos órgãos, dando lugar a todas as manifestações do ARTRITISMO.

     (....)  O homem  não é, aliás, carnívoro por natureza: Faltam-lhe, para isso, não somente a dentição, mas também as glândulas eliminadoras de que os carnívoros são dotados.
      O  Dr. Domingos d'Ambrósio diz:
   "TODAS AS CARNES SÃO SUBSTÃNCIAS CADAVÉRICAS.  Portanto, constam apenas de elementos em decomposição putrefata. (....)
   A acidose, pois, é a causa prima das alterações e das debilidades orgânicas. Por si só, ela é a RESPONSÁVEL POR QUASE TODA A TOTALIDADE DAS DOENÇAS.
   Ainda a palavra autorizada de ALGUNS MÉDICOS:
   "Não têm direito algum de criticar o  Naturismo os que, por condição de sua própria vida, MASTIGAM CADÁVERES, BEBEM ÁLCOLE e E PRATICAM  OUTROS VÍCIOS DEGRADANTES  (Dr. Heghel).
   "O ALCOLISMO E O ABUSO DA CARNE são motivos pelos quais o homem não chega a viver até 140 ou 150 anos, como deveria suceder" (Dr. Henrique Roxo).
   (...)  "O hábito de comer carne conduz ao alcolismo pela sede mórbida que produz; ao TABAQUISMO, por produzir ecitação nervosa, a qual, por sua vez, conduz ao hábito  de tomar café e ao uso de condimentos picantes, para disfarçar o gosto, o cheiro e a vista dos restos cadavéricos apresentados á mesa dos carnívoros, que, conciente ou inconcientemente, VIVEM ENGANADOS COM A IDÉIA DE QUE A CARNE É UM VERDADEIRO ALIMENTO" (Dr. C; A. Obedman).""
     Observação: Infelizmente, omiti muios parágrafos, pela ezigüidade do espaço e de meu tempo, mas aquelas passagens que apresentei já são MUITO BEM SUFICIENTES PARA MOSTRAR A TODOS QUE A CARNE NÃO É ALIMENTO HUMANO..

Nenhum comentário:

Postar um comentário