quinta-feira, 7 de julho de 2011

Matéria 1
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TAXISTA
      Ontem o noticiário nacional divulgou a notícia da regulamentação, pelo Congresso Nacional, da profissão de taxista. Hoje, um dos representantes da classe concedeu uma entrevista a uma emissora de rádio, na qual destacou os seguintes aspectos:
"1) Esta profissão, devido a sua importância social, já deveria estar regulamentada desde muito tempo.Sabemos da importância deste serviço de transporte em toda cidade.
2) Alguns aspectos não foram  incluídos no texto legal, como nossa aposentadoria, o aspecto de periculosidade da profissão e outras minúcias. Quanto à aposentadoria, a classe a defende aos 25 anos de serviço. Considerando o caratér estafante do serviço e o problema da periculosidade. Todos sabem quê o serviço de táxi não tem hora certa, submete-se constantemente às incertezas, pois pegamos passageiros de tudo quanto é tipo.
     Quanto ao problema da periculosidade, já adiantei uma parte. Estamos sempre sujeitos a ser assaltados e até ser assassinados, a nos envolvermos com criminosos e  perigos semelhantes. Este é nosso argumento, juntamente com o caratér estafante da profissão, para solicitarmos aposentadoria com 25 anos de serviço".
     O entrevistado ainda citou alguns aspectos citados na lei, como a obrigação do taxista de atender a todos cortêsmente, evitando conflitos e atitudes arbitrárias.
     Sabemos quê, como em toda profissão, existem os bons e os maus profissionais. Atualmente, o serviço de táxi enfrenta a concorrência com o serviço de moto-táxi e até de transportes alternativos clandestinos.
    Em muitas cidades de noso país, o serviço de táxi, faz tempo já estava regulamentado. Em nossa cidade, por exemplo, o serviço é legalizado pela prefeitura, com inscrição dos pretendentes, sob licitação, fardamento adequado, padronização dos táxis ,e outras exigências.
    Existe uma queixa geral no meio profissional: Muitos taxistas ficam excluídos do registro pela prefeitura, mas a causa principal deste problema é o grande número de pessoas quê desejam exercer a profissão. Considerando-se as concorrências já citadas, existe o perigo de, se a prefeitura atender a maioria dos pretendentes, eles próprios serão prejudicados pela falta de serviço.
    Outra grande crítica  à regulamentação da prefeitura, na última inscrição para esse serviço, foi o processo de licitação. Segundo depoimentos do vereador Marialvo Barreto, com os quais eu concordo completamente, este método é totalmente impróprio para o caso, por dois motivos:
    Primeiramente, porque licitação é uma providência própria para empresas, ou pelo menos para profissionais muito bem capitalizados. Segundo motivo: a seleção depende principalmente do aspecto financeiro: Quem pode pagar mais, garante obrigatoriamente sua vaga. Neste processo, justamente os mais necessitados de manter sua profissão ficam excluídos, submetendo-se a exercer um serviço clandestino, e como ,sujeitos a penalidades e restrições da prefeitura.
   Concluo dizendo quê a regulamentação desta profissão merece NOTA VERDE . Obviamente, os pontos omissos serão negociados aos poucos com as autoridades legislativas, para que a regulamentação fique completa e satisfatória. Por outro lado, aconselho aos taxistas quê só se dediquem à profissão se conseguirem o devido registro na prefeitura. Assim estarão defendendo a si próprios e evitando probl'emas com os passageiros.
      Desejo a todos os profissionais desta classe sucesso na profissão, cumprindo sua missão social e particular.

Matéria 2
PENSAMENTOS DE MINHA AUTORIA

     1- "O Registro Civil é uma obrigação e um direito que dão  direitos. Quem não é registrado, legalmente não é gente. Por isto, constantemente sente-se prejudicado em seus direitos mais evidentes"
     2- "Sempre chamo a atenção para o valor das minúcias: um objeto fora do lugar habitual, uma ferida não tratada devidamente, um cigarro lançado no lugar inadequado, esquecer de lavar as mãos em determinados momentos, uma palavra mal pronunciada ou mal empregada: Tudo isto pode ter sérias conseqüencias..."
    3-" O importante não é viver muito , mas viver bem, sob todos aspectos: físico, síquico, sentimental, profissional, espiritual etc."
    4- "O livro é um amigo discreto: Não se impõe a ninguém. Fala conosco somente quando temos vontade de ouví-lo. Por isto, lê mais. Faze do livro teu melhor amigo. A leitura alimenta o cérebro, controla as emoções; faz-nos descobrir maravilhas nunca antes pensadas sobre nós mesmos e sobre as demais pessoas e  a vida!
   5- "O Racionalismo proíbe fumar em qualquer hora e em qualquer lugar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário