quarta-feira, 13 de julho de 2011

Matéria1
      ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA GABRIELA 3

      Data da reportagem: 13 de julho de 2011
      Depoente: ADRIANO (RAFAEL DOS) SANTOS -- seu presidente
      Destino da entrevista: Programa "FALANDO SÉRIO" -- RÁDIO SUBAÉ, aos sábados, das 14 às 16 horas.
   
      INTRODUÇÃO:
      Sabemos quê a Política atual incentiva o funcionamento das associações de moradores, um dos principais meios da Ação Comunitária.
      Ao cidadão pouco esclarecido politicamente, não importa o partido político quê apoia a instituição, ou mesmo que está em evidência local ou nacional no momento. Ele quer saber apenas aquilo quê ele está tendo como benefício público ou comunitário.
      UMa das dificuldades no funcionamento de tais associações é a indiferença da comunidade. Muita gente apenas quer ser beneficiada, mas não se dispõe a colaborar com a entidade. Muitas dessas pessoas acham que nada podem fazer; outras simplesmente não pensam no assunto.
      Existem, porém, sempre pessoas abnegadas quê "fazem da fraqueza força" -- sacrificando seu tempo, e muitas vezes seus recursos financeiros, em prol da comunidade carente. Uma dessas pessoas é o jovem Adriano Santos, quê tive o prazer de entrevistar para esta matéria. Sua origem é "humilde" e por isto sente a necessidade de fazer algo por aqueles quê enfrentam problemas semelhantes àqueles quê ele enfrentou.
***********************************************************************************
      A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA GABRIELA 3  foi fundada pelo atual presidente, em fevereiro de 2004. O vice-presidente é IVANILDO OLIVEIRA SANTOS. Tem uma sede própria localizada na Rua VALE TUDO, n° 119, Bem próximo ao contorno(Avenida Eduardo Fróis da Mota).
       Os estatutos foram um pouco modificados no tocante ao Corpo Diretivo.
      As dificuldades enfrentadas para quê a associação cumpra seus objetivos são:
      * Parcerias com o Poder Público
      * O atendimento às demandas da comunidade nem sempre consegue êxito
      *Apenas cerca de 50% da comunidade participam de seus serviços (no entanto, considerando-se a realidade social, esta porcentagem é razoável)
      Atualmente estão funcionando os seguintes serviços:
      * Na Área de Saúde -- uma boa parceria com um Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro.
      * Na Área de Educação  -- uma pré-escola, com cerca de 35 alunos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
       * Na Àrea de Infra-Estrutura : tem feito reivindicações, uma parte das quais está em andamento
      * Na Área de Transportes: solicitou o atendimento circular de um ônibus e a ampliação de mais um ônibus na frota
       * Na Área de Trabalhos Sociais: A Associação tem um palestrante próprio, o qual também desenvolve um trabalho social. Exemplos de sua atuação: encaminhamento de moradia para pessoas carentes da comunidade à Secretaria de Desenvolvimento Social. A associação fez doação de uma área para moradias de pessoas da comunidade.
      * Na Área Ambiental: tem um plantio, cujo tratamento não está melhor pela falta de colaboração das pessoas da comunidade.
      * Na Área Profissionalizante: tem uma fábrica de vassouras, rodos  e pás artesanais (zincadas). Esta fábrica está sendo transplantada para uma nova área, situada na Rua Paulo Freire. Cerca de 20% do lucro das vendas serão destinados à Associação.
****************************************************************************************
         A secretária é uma funcionária cedida pelo Município.
         A entidade dispõe de um computador e de um sinal de GSAT (para o uso da internete), do Governo Federal
        A sede pretende adquirir oportunamente uma despensa e uma cozinha.
        Ela faz questão de não cobrar nenhum tipo de colaboração financeira de seus beneficiados, justamente porquê se trata de uma comunidade carente. Se existisse qualquer cobrança nesse sentido, muita gente arranjaria um pretexto para não procurar a Associação. A única fonte certa de recursos, atualmente, é uma subvenção mensal de R$ 500,00 da prefeitura, quantia esta quê poderá ser majorada no próximo ano.
     CONCLUSÂO:
     Espero quê esta reportagem incentive as pessoas a procurarem a Associação do próprio bairro, tanto para procurar benefícios próprios quanto da  comunidade como um todo, como também para apoiar a associação  naquilo em quê for possível. Deve-se ressaltar quê, como diz o provérbio: " \Ninguém é tão pobre quê em nada possa ajudar, e ninguém é tão ignorante quê nada possa ensinar."
    OBSERVAÇÃO FINAL:
    Aos jornalistas, peço desculpas por alguma eventual falha técnica nesta entrevista, a qual foi minha primeira experiência no setor.Estou disponível a ouvir e a ler (através deste próprio blogue) críticas construtivas e sugestões.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário