segunda-feira, 15 de agosto de 2011

M A T É R I A 1
SINAIS PATENTES DA IGNORÂNCIA DE NOSSO POVO
           
     * Culpar o Presidente da República e outros ocupantes do Poder Executivo por coisas quê cabem a outras autoridades ou às leis
     * Conceito errôneo, sempre citado, de "abandono da família"
     * Idéia errônea, entre muitas pessoas, da importância do estudo e da relação entre  teoria e prática. Exemplo: Muita gente  encara o estudo  somente como um meio de se conseguir um emprego  bom ou relativamente bom no aspecto financeiro
     * Valorização da chamada "cultura popular",  tecnicamente denominada "cultura subjetiva". O pior é quê muitas vezes dizem apenas "cultura", confundindo as pessoas sobre o conceito da  verdadeira cultura
.    * Desconhecimento sobre as filosofias religiosas e noção errônea (negativa) a respeito dos ateus e do Espiritismo. Constantemente o Espiritismo é visto como sinônimo de candomblé ou até de magia negra. Boa parte da população não considera o Espiritismo uma Religião Cristã.
     * Desconhecimento completo da Onomástica, inclusivamente por parte de "mestres" e "doutores" em Língua Portuguesa. Gramáticos, léxicografos e filólogos constantemente demonstram  completo desconhecimento de princípios básicos de Onomástica. Exemplos: Noção de quê "não existem regras para os nomes próprios", confusão constante na Nomenclatura, desconhecimento sobre a signatura parcial, emprego freqüente de Nomes arbitrários ou totalmente deturpados nos textos gramaticais e didáticos.
      * Quando perguntei a uma amiga, professora mais idosa que eu, se ela não se vacinara contra a gripe, ela me respondeu:
     -- Se o Governo gostasse dos idosos, lhes daria um salário bom
     Eu lhe retruquei:
    -- Uma coisa nada tem a ver com a outra. Lembra-te de quê a despesa com salários é muito maior quê com uma ou algumas vacinas por ano.
    * Confusão freqüente em pessoas que escrevem (poesias, matérias para jornais e revistas ou até livros) entre ortografia e Linguagem. Explico melhor: Ao invés de as pessoas dizerem: "Estou precisando de uma pessoa para a revisão gramatical de um trabalho", dizem: "Estou precisando de uma pessoa para fazer revisão ortográfica de meu trabalho". Sempre explico às pessoas:
    Quando se faz revisão de qualquer texto, não se observa apenas a Ortografia; observa-se a LInguagem de modo geral, isto é o aspecto gramatical. A Ortografia é apenas um dos itens da Gramática Normativa.
    Outra minúcia de Linguagem freqüentemente encontrada é a diferença entre forma e grafia, explicada por mim por diversas vezes. Se eu digo "Felipe", o erro não é de grafia -- é de forma, por dois motivos: primeiramente porque a pronunciação é diferente de se eu dissesse "Filipe". O segundo motivo é quê realmente a forma correta é Filipe. É injustificável e inexplicavel que pessoas da Área de Letras não tenham conhecimento dessa diferença

MATÉRIA 2
                       A PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS DEVE SER
                           DIRIGIDA AOS MÉDICOS, NÃO AO PÚBLICO
(Original: 20/out./2009, para o estágio de Radialismo)

      Faz muito tempo que se comenta que a publicidade de medicamentos deve ser dirigida aos médicos, não ao público. Para isto, existem os representantes dos laboratórios e as revistas especializadas. Compete ao médico indicar o medicamento para seu  paciente, considerando não apenas sua disfunção orgânica ou mental, mas também seu quadro clínico global: peso, tipo de vida,  presença de alguma alergia, tendência a alguma enfermidade ou a presença dela.
    O hábito de tomar um comprimido para dor de  cabeça (cefaléia), gripe ou resfriado, pode trazer sérias conseqüências. Não se deve brincar com a saúde. A pessoa indicada para dizer se devemos tomar ou não este ou aquele medicamento é o médico, odontólogo, siquiatra ou sicólogo, e não teu irmão, pai, vizinho etc. Afinal, como diz o provérbio: "cada macaco em seu galho", isto é: Cada um entende de sua profissão, de seu trabalho ou de sua especialidade.
     Infelizmente, em nosso país o sistema de saúde é tão deficiente quê muita gente não tem acesso a ele no dia-a-dia.Este fato é um dos principais motivos da automedicação, tão comum em Brasil!
     É admissível consultar o farmacista, um balconista já experiente, na ausência (como é comum) de um farmacêutico -- a pessoa indicada para  orientar o paciente na falta de um médico. Lei recente (2009?) obriga as farmácias a manterem um farmacêutico à disposição dos clientes. Existiu muita polêmica para quê essa lei fosse aprovada e entrasse em vigor, mas aos poucos ela está sendo cada vez mais cumprida, pois ela é correta, é o ideal.
    As pessoas devem conscientizar-se deste problema. A enfermidade pode ser a mesma, pode ter os mesmos sintomas, mas as condições do paciente podem ser muito diferentes. A Patologia detecta a doença, mas a Terapêutica indica o melhor tratamento
    O problema de saúde é tão grave também porquê as pessoas em sua maioria, não se informam sobre saúde. Na realidade não temos o direito de nos distanciarmos desse assunto, por que ele é vital, essencial. Sem uma saúde boa teremos problema dos mais diversos em nossa vida.
    Devido a esta omissão e aos problemas sociais, "nossa população vive sempre doente: do dente, do coração, do dedão e até da mente" -- disse um trovador cômico. Uma das causas é a alimentação errônea, refinada, cheia de aditivos químicos etc. A alimentação é outro assunto quê as pessoas não têm o direito de menosprezar. "Cada um colhe aquilo que  planta" -- diz a sabedoria popular. A alimentação é responsavel, talvez, por até 90% daquilo quê somos, física, e em parte, mentalmente. Até nosso humor depende daquilo quê ingerimos. Carnes vermelhas, por exemplo, colaboram com a violência e com a senilidade precoce.
    Um jovem chegou ao absurdo de me dizer quê: "todo alimento é a mesma coisa". Um dos principais motivos pelos quais nossas fábricas de produtos alimentícios são tão irresponsáveis é a ignorância de nossa população. Alguns medicamentos e alimentos proibidos em Europa e nos Estados Unidos de América, faz muito tempo, continuam sendo comerciados entre nós. Na terra da ignorância, do relaxamento e da falta de fiscalização do Governo tudo pode acontecer!...Refrigerante, por exemplo, não deveria existir, principalmente coca-cola!!! Quanto aos medicamentos, muita gente persiste em tomar antibióticos e vitaminas, por exemplo, sem consultar o médico. Até vitamina, quando tomada sem necessidade ou sem orientação do médico, pode criar problemas ao organismo

     "




 












Nenhum comentário:

Postar um comentário