segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Matéria 1
CAMPANHA PELA  P A T E R N I D A D E   R E S P O N S Á V E L,  E M   S A L V A D OR

      Nos últimos anos o Poder Judiciário (juntamente com a Secretaria de Justiça?) em nosso Estado realiza anualmente uma campanha nas escolas com o objetivo de detectar os alunos cujos Registros Civis de nascimento não possuem a signatura do pai, e conseqüentemente o aluno tem apenas o(s) posnome(s) da mãe e não tem o apoio financeiro e moral do pai.
    Nesta semana, esta campanha está se realizando em Salvador. Primeiramente vai um representante do Poder Público Competente às escolas, conversa com a direção e com os professores sobre o problema. Em seguida começa a verificação de aluno por aluno. A campanha não se restringe a incluir a signatura do pai no Registro de Nascimento. A primeira conseqüência é mudar a signatura do aluno, fazendo com quê ele tenha também um posnome do pai. Esta providência tem de imediato um efeito síquico , porquê o aluno não se sente "filho sem pai". Em segundo lugar, vem a obrigação do pai  em dar-lhe assistÊncia financeira (por exemplo, "uma mesada" ou uma pensão) e apoio moral, sicológico etc. Desta maneira o pai começará a ter responsabilidade pelo filho, juntamente com a mãe.
    Por coincidência no próximo dia 14 será comemorado o dia dos pais. Desde 2006 sempre tenho ressaltado em programas radiofônicos a importância da paternidade responsável, mostrando quê "quem produz filhos tem que responsabilizar-se por eles" não apenas financeiramente. A função do pai na família é um pouco diferente da função da mãe, mas igualmente importante. As características síquicas e físicas do homem, como todos sabem, são muito diferentes dessas características na mulher, mas ambas são importantes e complementares.
    Obviamente, existem casos nos quais os filhos são criados somente com o pai ou somente com a mãe. Na primeira infância, é mais freqüente e mais conveniente a presença da mãe, mas mesmo assim existem situações em quê pais tomam conta de crianças pequenas e desempenham essa função muito bem, pois tudo depende do esforço e da boa vontade. Pelo contrário, existem mães quê muitas vezes deixam muito a desejar na criação dos filhos.
   Uma coisa é certa: Com esta campanha, pretende-se reduzir cada vez mais a figura indesejada do "pai ausente" e do "filho sem pai". É importante ressaltar quê cada homem que produz um filho deve registrá-lo juntamente com a mãe e assumi-lo, independentemente da continuidade da vivência em comum com a mãe da criança. 
   Devido a este problema tão comum emm nosso país, inúmeras crianças vivem em estado  de subvida, ás vezes em mendicância, às vezes subnutridos, sem freqüência regular à escola e submetendo-se ao trabalho antes do tempo e com isto perdendo sua infância, despreparados para a vida em vários aspectos.
  Nos próximos dias tratarei também neste blogue e no programa "Falando Sério" sobre os aspectos antroponímicos do Registro Civil. No programa anterior falei sobre a Campanha anual para o Registro Civil, mas não tive oportunidade de tratar com minúcia sobre os graves erros cometidos no Registro Civil por funcionários incompetentes e muitas vezes até mesmo irresponsáveis. O pior é quê o cidadão, muitas vezes totalmente desconhecedor de  coisas minimas sobre o assunto, tem que lutar por cerca de um ano para conseguir quê a Justiça corrija erros grandes ou pequenos no Registro de Nascimento. Tais falhas deveriam ser corrigidas, sem nenhuma burocracia ou ônus , a partir do momento em quê o erro fosse denunciado.

Matéria 2
N O T A S   D O S   Ú L T I M O S   D I A S
       ** Hoje foi apresentada uma matéria, pela TV GLOBO, sobre mais um caso de obesidade mórbida, em Salvador. A obesidade é uma das doenças do século 21. A causa genética chega a pesar 40% na formação do problema. Quanto ao restante, poderia muito bem ser evitado se as pessoas cultivassem bons hábitos de vida e alimentação. Atualmente a obesidade entre crianças está aumentando muito. Isto é uma grande preocupação dos profissionais de saúde. As crianças de hoje possuem péssimos hábitos de vida que favorecem á formação da obesidade. Um desses hábitos é o sedentarismo, aliado a uma alimentação errônea.
      Oportunamente farei uma matéria sobre obesidade de forma geral
    **  A TVE continua como a melhor Televisão em nosso estado quanto à profundidade e responsabilidade em seus programas: Matérias muito boas sobre Educação, diversidade, Meio Ambiente, Cidadania, minorias sociais e programas didáticos. Os programas dos domingos, por exemplo, são maravilhosos. Oportunamente voltarei ao assunto.
    **  Na última quinta-feira ocorreu mais uma reunião ordinária da Academia de Letras e Artes de Santa Ana (ALAFES (1)). Foi uma das melhores reuniões daquela entidade. A sala quase não coube os participantes. Como sempre, além dos membros, aparecem alguns visitantes. Desta vez, por exemplo,foi o jovem escultor Ronaldo, o qual se prontificou a colaborar com uma melhor representação simbólica de nossa academia, conjuntamente com um de nossos membros que trabalha em Artes Plásticas. Naquela reunião falaram principalmente os membros quê vão lançar trabalhos na próxima Feira do Livro, que se iniciará no dia 16 do corrente. Esses escritores são: Carlos Magno e Carlos Alberto Melo. O Professor Fernando Teixeira apresentou uma belíssima amostra de seu próximo trabalho, quê será editado em breve. Atualmente ele possui apenas exemplares feitos artesanalmente por uma de suas filhas. Cada exemplar é dedicado especialmente a uma pessoa, sem nenhum ônus financeiro.
   O texto quê ele leu  foi uma prosa poética sobre seu pai. Lembra muito o estilo de José de Alencar, principalmente no romance "Iracema". O professor Fernando, como poeta, lembra muito o grande Castro Alves. É pena quê somente nos últimos anos foi quê alguém o  conquistou para nossa Academia,. ele é realmente um grande litera
     ** O professor Agnaldo Marques foi outro quê fez um grande sucesso na reunião. Quando chegou, com atraso, causou um Óh! geral. Eu exclamei:
--Apareceu o desaparecido!
       . Isto porquê fazia meses quê ele não comparecia às reuniões, devido a um curso de Direitos Humanos de quê ele participa na capital baiana. Depois quê ele falou sobre os assuntos do curso, eu falei à platéia:
   -- Aos novatos na Academia e aos visitantes, informo quê Prof. Agnaldo é uma Avis rara et preclara. Ele é um dos maiores gênios de nosso país, o homem entende de quase tudo quê é assunto da vida humana .
   ** Quanto a minha participação, estava planejada uma apresentação de um projeto quanto à obrigatoriedade de constar no  Estatuto da entidade o emprego da signatura parcial por seus membros, em qualquer situação em quê se apresentem como intelectuais e como acadêmicos. No entanto devido à situação, apenas avisei quê o assunto será apresentado na próxima reunião. Falei um pouco  sobre os díficeis momentos quê vivo atualmente, sobre minha relação com Jacobina, sobre meu novo blogue e correio eletrônico e apresentei o texto "O Sábio", de meu irmão Arquimedes Carneiro.
*******************************************************************************************
NOTA:
(1) Emprego "ALAFES", aproveitando o E de "Feira", para dar à sigla o formato de uma palavra. Este princípio faz parte da Linguagem Racional. Sempre tenho dito quê nosso povo não sabe abreviar as palavras nem formar siglas. Se, realmente pronunciamos /aláfis/, é óbvio quê devemos incluir o E de "Feira". Devemos ter sempre  o cuidado de formar palavras portuguesas ao formar uma sigla, sempre quê possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário