sábado, 16 de fevereiro de 2013

ALGUNS FATOS DESTA SEMANA

### Na última segunda-feira, dia 11, o MUNDO, principalmente dos Católicos, teve uma grande surpresa: O PAPA BENEDITO 16 anunciou sua renúncia para o próximo dia 28. Alegou sua fragilizada condição de saúde e a crise pela qual a Igreja Romana passa.
           Esta atitude do Papa é digna de elogios. Ele foi realista e humilde. Infelizmente, a Igreja Romana conserva tradições anacrônicas, como esta: O papa governa até chegar o dia de sua morte. Creio quê o próximo conclave discutirá este assunto, pois o desenvolvimento da Humanidade não aceita mais coisas como esta.
   Todos sabem quê o governo do Vaticano é um dos mais centralizados do Mundo. Parece quê os leigos não pertencem à Igreja. Quase tudo é resolvido pelo ALTO CLERO (a partir dos Bispos). O Cristianismo de Roma é uma entidade altamente burocrática, ritualista e conservadora. CONSTANTINO MAGNO fêz do Cristianismo uma grande empresa.
       Por outro lado, a Igreja Católica cada vez mais vê seus membros debandarem para outras agremiações religiosas. Afinal, com tanto conservadorismo, tantas doutrinas arcaicas, como é que ela se manterá em boa posição, juntamente com um rico ritual e uma linguagem altamente técnica????
   OBSERVAÇÃO:  Quanto ao Nome do Papa atual, a forma correta é BENEDITO, COMO SE USA EM PORTUGAL.APARENTEMENTE, "BENTO" É A FORMA SINCOPADA de  "Benedito", mas a verdade é outra: A forma BENTO tem  validade somente para o adjetivo, ligado ao sacramental da BENÇÃO (sic) da Igreja Romana. O Latim BENEDICTUS, -I quer dizer "bendito", mas na acepção literal de "elogiado",  não com qualquer conotação religiosa. O Hebraico BARUK TEM A MESMA SIGNIFICAÇÃO. FAZ ALGUNS ANOS QUÊ                               ENTREGUEI A DOM ITAMAR UM LONGO ARTIGO SOBRE ESTE ASSUNTO, MAS ELE NADA COMENTOU sobre o assunto.
        ### Nesta semana, também ouvi uma notícia pequena, mas estarrecedora: Um determinado cardeal afirmara quê os HOMÓFILOS devem ser condenados à pena de morte.Na próxima semana, pretendo procurar maiores informações sobre este fato.

    ### Outro destaque da Semana: Chegou a nossa cidade a contra-revolucionária cubana YOANI SÁNCHEZ, um verdadeiro "robõ" de Estados Unidos de América. No jornal TRIBUNA FEIRENSE, um de seus colunistas apregoa a suposta "notoriedade" desta personalidade. Hoje,  no programa RÁDIO REVISTA, DA RÁDIO POVO,  o Sr. Antônio Barreto, presidente da Associação José Martí, em Salvador, entregou  vários exemplares do boletim daquela entidade, com uma matéria quê desmascara a "grande defensora da liberdade de Imprensa em Cuba". Ele chegou a conclamar nosso país a não acolher uma traidora!!!
      REALMENTE, AS CRÍTICAS QUE ELA APRESENTA CONTRA A ILHA SOCIALISTA, SÃO TOTALMENTE CONTRA TUDO AQUILO QUE CONHEÇO SOBRE O PAÍS.
     ###  NOTÍCIAS PESSOAIS:  EM PRIMEIRO LUGAR, AVISO A TODOS QUÊ ADQUIRI UMA NOVA LINHA TELEFÔNICA:  (75)8258-2121. A linha da CLARO FIXO me deu muito problema, por não ser adequada para uso freqüente de telefones celulares.
        Na última sesta-feira, logo cedo, resolvi me dedicar à profissão de repórter, iniciando-me nas áreas POLÍTICA E CULTURAL. Coincidentemente, naquele dia, iniciava-se o Ano Legislativo, com as sessões na Câmara de Vereadores. Uma de minhas pretensões é incluir,  na parte cultural, o JORNALISMO LITERÁRIO. ALIÁS, NESTA SEMANA, incluí em meu blogue uma postagem sobre livros, que terá continuidade em determinada quinta-feira de cada mês..Consta de apresentação e comentário sobre livros em geral, não importando se é lançamento novo ou não. AFINAL,LIVRO PARA SER BOM NÃO É PRECISO SER NOVO. PODE TER SIDO LANÇADO HÁ 20 ANOS E CONTINUAR SENDO UM ÓTIMO LIVRO!
      Anteontem iniciei meu FICHÁRIO DE PALAVRAS, fruto de um estudo sobre o vocabulário português,  iniciado em janeiro de 1.973, quando adquiri a coleção de 05 volumes do NOVO DICIONÁRIO BRASILEIRO MELHORAMENTOS. Tal estudo inclui os diversos aspectos da Língua; Morfologia, grafia, Filologia, Semântica e Onomástica, considerando a LINGUAGEM RACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário