quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ESPIRITUALIDADE

          Nesta primeira postagem específica sobre ESPIRITUALIDADE, QUERO APENAS FAZER ALGUMAS RÁPIDAS REFLEXÕES SOBRE espiritualismo e materialismo.
       Costuma-se dizer que os intelectuais não acreditam em DEUS, quê quanto mais uma pessoa é CULTA, menos Espiritualidade ela tem, não acredita em Religião, chegando, quase sempre, a detestá-la. Para ser franco, por algum tempo, eu também cheguei a pensar assim,  pois vivi um breve período me identificando como ATEU PRÁTICO,  porquê existe o ATEU TEÓRICO.  O ateu prático não diz que DEUS não eziste, mas vive como se ele não ezistisse. Normalmente, ele não tem argumentos para dizer: DEUS NÃO EXISTE, mas, como também não tem argumentos para afirmar que DEUS EXISTE, ele simplesmente não se preocupa com a questão teórica. Conversando com alguns intelectuais ateus, sempre ouço que A RELIGIÃO É FRUTO DO ATRASO DAS PESSOAS E TEM COMO BASE O FATOR CULTURAL. Por incrível que pareça, este FATOR CULTURA  não é bem "cultural",  é social ou sociológico. Ele quer dizer o seguinte: SE ALGUÉM VIVE NUM PAÍS BUDISTA, ELE TENDE A SER TAMBÉM BUDISTA, como ocorre a tendência de um italiano ser católico. No entanto, isto é muito relativo, princialmente se o país em questão é democrático nesta área, não tem tendências teocráticas. Infelizmente, os países muçulmanos, apesar daquilo que alguns de seus líderes afirmam quando aqui chegam, são altamente intolerantes e proselitistas; na prática, são teocráticos, isto é: FAZEM A LIGAÇÃO ENTRE O SISTEMA POLÍTICO E O SISTEMA RELIGIOSO.
        FALANDO COM MAIOR RIGOR, DEVE-SE DISTINGUIR RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE. "RELIGIÃO" é uma "coisa" mais sectária, menos profunda. Quase sempre, as Religiões são muito imperfeitas:  intolerantes, possuem doutrinas anacrônicas, a maioria delas se preocupa com simbolismos, com ritualismos, etc. ESPIRITUALIDADE, porém, é uma entidade mais elevada, mais profunda, mais tolerante, que não se preocupa muito em levar ao próximo a mesma mentalidade. O ESPIRITISMO apregoa que não adianta insistir com uma pessoa para que ela adote uma certa doutrina religiosa se ela ainda não está preparada para isto, e que cada  ESPÍRITO terá o dia de conhecer a verdade no setor espiritual. O ser humano (espírito encarnado) se desenvolve por etapas; uma encarnação nunca é suficiente para um espírito chegar á perfeição, à angelitude. NISTO ESTÁ O FUNDAMENTO DA REENCARNAÇÃO. A DOUTRINA CARDEQUIANA (sic) não é uma RELIGIÃO,  é mais que uma Religião: É TAMBÉM FILOSOFIA E CIÊNCIA   Por isto, normalmente, quem tem dificuldade de estudar é um ESPIRITISTA FRACO. ALANO CARDEQUE (SIC) enfatiza a necessidade da instrução.
.
       DENTRE alguns livros importantes sobre Espiritualidade, cito:  "ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?" VÁRIAS EDITORAS POSSUEM LIVROS IMPORTANTES SOBRE ESTA QUESTÃO. UMA COISA É CERTA:  A PERFEIÇÃO DA NATURA (SIC) NÃO PODE TER SIDO CRIADA POR SI MESMA, PELA "GERAÇÃO ESPONTÃNEA".  LOGICAMENTE, UMA FORÇA, E UMA INTELIGÊNCIA SUPERIOR SÃO   O AUTOR DO COSMO, DO UNIVERSO. Este pensamento foi o principal fator  que me levou a reanalisar o assunto, e, aos poucos, adotar uma atitude espiritual: A DOUTRINA ESPIRITISTA.

2 comentários:

  1. Bom texto, porêm não acho que ATEU seja gente adequada para falar sobre religião, Principalmente sobre o ESPIRITISMO, pois é uma doutrina bem mais profunda.
    Se o ateu não é capaz de reconhecer a existencia de Deus polos pelos aspectros naturais, religiosos e comuns, imagine por coisas que requerem mais estudos!

    ResponderExcluir
  2. Seria melhor se os consultados fossem os espiritas e não os ATEUS pois os ateus, creio eu que não tem o direito de falar sobre religião e muito menos sobre espiritismo: Não faz sentido consultar quem não acredita no assunto, pois só terá opinião NEGATIVA. Se os consultados fossem FANÁTICOS, só si teria opinião cem por cento a favor do assunto que se é fanático e cem por cento contra os outros, pois fanáticos e ateus são dois que, não dá pra se basear nas opiniões nem de um nem de outro.

    ResponderExcluir