quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NO MUNDO DOS LIVROS

         LIVROS NOVOS E VELHOS:
                Antes de iniciar esta postagem, lembro quê de sábado até ontem eu estava na cidade de SANTO ANTÔNIO DE JESUS, no  Sul do Recôncavo Baiano. Foi por isto quê eu não publiquei postagens no último sábado nem na última segunda-feira.
          O VALOR DOS LIVROS NOVOS E DOS LIVROS ANTIGOS:
          Muita gente pensa, erroneamente, quê apenas os livros novos possuem valor, quê devem ser adquiridos, lidos e valorizados. Para qualquer pessoa quê possui o mínimo de esclarecimento intelectual, isto é muito relativo. Em alguns aspectos, em alguns assuntos, os livros antigos são até mais importantes quê os novos. Em primeiro lugar, porquê:
 antigamente (por exemplo:até cerca de  1.970), quem escrevia um livro fazia-o com muito maior competência e seriedade. Encontrava-se (sic)
muito menos erros nos livros de outrora. Erros nos diversos aspectos: no conteúdo, na linguagem, na técnica bibliológica e na revisão mecânica (Lembro quê existem três tipos de revisão: do conteúdo, da linguagem, incluindo a GRAFIA, e da parte mecânica, isto é: composição tipográfica ou digitação, além da organização física geral, como a diagramação e emprego de ilustrações)..
         Em alguns assuntos, os livros antigos são importantíssimos, porquê, naquela época se escrevia com menos pressa, com menos preocupação financeira e com maior dedicação, maior empenho. Realmente os escritores de outrora se aprofundavam nas respectivas especialidades, não é como atualmente, quado o aspecto comercial apressa tudo e deixa tudo malfeito, às vezes com erros primários...
        Assim, passo a apresentar os últimos livros quê eu adquiri:  De ALUÍSIO AZEVEDO: O MULATO, Orbis Editora Ltda, São Paulo, SP., 2.011. Essa edição possui a falha de não apresentar nenhuma introdução nem guia de estudo ou qualquer suplemento. É uma "edição seca". Além disto, possui a letra pequena. O tamanho das letras (fonte) é muito importante num impresso.
         De ALEXANDRE RANGEL: "EXPRESSÕES POPULARES: origem e significação": Editora Leitura Ltda, Belo Horizonte, MG., 2.010, 398 páginas. Trata-se de um estudo típico de minha área: FILOLOGIA
        Faz tempo quê eu me interesso por este assunto, o qual costuma aparecer em almanaques e outros livros de assuntos diversos, como curiosidade.. Pena é quê o Autor comete vários equívocos, como a maioria. Por seu currículo, ele não pertence à Área de Letras. Este assunto deve ser apresentado por alguém quê  tenha feito um Curso de Letras, não de outras áreas. Mas nosso país é assim mesmo... Este é um dos motivos de existirem tantos erros nos livros.
           De VÍTOR-RONALDO COSTA: MINUTO MEDIÚNICO, da DIVULGADORA NACIONAL DO LIVRO ESPÍRITA:  Brasília, 2.002, 114 páginas. Formato: de bolso. Contém 50 rápidas considerações sobre o emprego ostensivo da Mediunidade. É uma espécie de resumo do assunto, com lembretes imediatos. Obviamente, um livro desta qualidade necessita de ser complementado por um estudo mais profundo. O Autor escreveu também DICAS PARA  SEMPRE AOS JOVENS, obra muito boa, quê eu recomendo aos jovens em geral, independentemente de orientação religiosa.
        Lembro sempre aos leitores e ouvintes quê  apresento os antropônimos como devem ser, e não obrigatoriamente como aparecem escritos por seus PORTADORES ou por outras pessoas.
           Na próxima  postagem sôbre este assunto, apresentarei alguns dos livros quê faz mais tempo quê eu adquiri ou quê possuem mais tempo de publicados, dentro das considerações quê apresentei hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário