segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SAÚDE E MEIO AMBIENTE: Nº 01

           PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS
           Inicio esta série, apresentada na 3ª segunda-feira de cada mês, fazendo um resumo da matéria quê já apresentei em Rádio, com o título "A PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS DEVE SER DIRIGIDA AOS MÉDICOS". Quase diariamente este tema está em minha mente, porquê num dos programas da RÁDIO POVO, ouço a publicidade de alguns medicamentos, induzindo as pessoas a adquirirem o medicamento por conta própria, como se isto fosse uma coisa absolutamente normal, sem nenhuma referência à necessidade de consulta médica. Algumas publicidades pelo menos possuem o cuidado de se encerrarem com a advertência: "Caso os sintomas persistam, consulte seu médico".
           O Ministério da Saúde deve tomar providências imediatas e severas para quê este tipo de desvio da comunicação seja encerrado. Sei perfeitamente quê nosso povo mais "humilde" tem imensas dificuldades de ir ao médico, mas este fato não justifica a auto-medicação, conseqüentemente, a publicidade de medicamentos. Sabemos quê nosso povo é muito alheio à instrução sobre SAÚDE. Ele não se atualiza, porquê não tem o hábito de ler nem de ouvir os especialistas de cada área, no Rádio e na LONGEVISÃO (nome correto do hibridismo TELEVISÃO). Muita gente pega o jornal apenas para ler esportes (principalmente Futebol) ou notícias policiais, resumo de novelas e outras futilidades, esquecendo-se de inúmeras matérias muito boas aos seres humanos, em sua totalidade. Se tais pessoas ligam o Rádio ou o aparelho de Longevisão, fazem a mesma coisa, acrescentando as nocivas LONGENOVELAS, outra péssima produção da LONGEVISÃO BRASILESA. Faz muito tempo quê combato seriamente as longenovelas. A criação de LONGENOVELAS partiu da TV GLOBO, logo em seu início, lá pelo ano 1.965. Já acompanhei longenovelas o suficiente para me convencer de quê NÃO VALE A PENA PERDER TEMPO EM ACOMPANHÁ-LAS. Qualquer coisa útil quê possamos aprender com elas podemos aprender de maneira muito mais rápida e eficiente em outros meios, como seminários, cursos, leituras de livros, jornais e revistas. As LONGENOVELAS destacam muito o lado negativo, negro da vida, ao invés de fazer o contrário
     Observação: Como filólogo, não vejo motivo para reprovar o adjetivo NEGRO, pois ele desde a Antiguidade foi usado com a mesma significação, independentemente do preconceito racial..
          Voltando à publicidade dos medicamentos, lembro que a obrigação das pessoas é estudar sobre SAÚDE, E ALIMENTAÇÃO, com vários meios fáceis e baratos, como já enfatizei. Basta decidir fazê-lo, e  encontrará os meios facilmente.
           Nas últimas décadas, tem-se destacado a divulgação da VIDA NATURAL, isto é: do NATURISMO, no qual se destaca a alimentação VEGETALIANA. Alguns argumentam quê alimentação vegetaliana é coisa de rico, que é mais cara. PURO ENGANO,  principalmente para quem sabe utilizá-la com racionalidade e anticonvencionalismo, como eu faço. Assim, ela é MAIS BARATA, além de ser muito mais eficiente para a Saúde. É preciso analisar sempre A ESSÊNCIA, desprezando a APARÊNCIA. É por este motivo quê sou contrário à GASTRONOMIA, a qual valoriza mais o aspecto do saber e da aparência dos alimentos, incluindo o sabor e a coloração. ALERTA, CIDADÃOS RACIONAIS E INTELIGENTES! Em matéria de SAÚDE, a alimentação tem uma importância muito grande. Comecemos, então a fazer dos alimentos prevenção contra as doenças e cura delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário