sexta-feira, 15 de março de 2013

ESPIRITUALIDADE --03

    A SIGNIFICAÇÃO DA REENCARNAÇÃO
           SÃO MUITO POUCAS  as pessoas que se dão ao trabalho de formar uma opinião sobre o Mundo, sobre a Vida. Se o fizessem, ficariam surpresas em verificar quanta coisa elas aceitariam como VERDADES  sem qualquer conceito sobre o assunto.
         Quando uma criança nasce, admitimos que sua consciência se forme juntamente com seu corpo. É evidente que a base para tal suposição é fácil de ser percebida.. Na criança, observamos o desenvolvimento da consciência com o desenvolvimento físico, enquanto na velhice, é notório o decréscimo da consciência JUNTAMENTE COM O DECRÉSCIMO DO CORPO PROVENIENTE DESSAS TRANSFORMAÇÕES.  Aceitamos a impressão de que o cérebro é responsável pela formação da consciência. No entanto, esta não é,  de forma alguma,  a única explicação dos fatos.
         Tomando os fatos como são, é bem provável que o cérebro não seja o originador, mas apenas o instrumento de percepção, e que a mente, em sentido lato, seja diferente do cérebro. RACIOCINEMOS: O cérebro é apenas um órgão do corpo, mas como poderia ele comandar tudo quanto acontece em nossa vida, se não ezistisse algo que o dirige, que se utilizasse dele para esta finalidade??? Realmente, para uma pessoa inteligente, é difícil acreditar nessa hipótese.
    A MENTE NÃO É O CÉREBRO. O cérebro é um instrumento receptor e transmissor delicadamente ajustado, composto de milhões de células nervosas,  com suas ramificações, e envolvido por uma membrana, fato comum em nosso corpo. A membrana é uma defesa natural de cada órgão. A CONSCIÊNCIA DESPERTA É AQUELA PEQUENINA PARTE DA PERCEPÇÃO TOTAL DO INDIVÍDUO, À QUAL O CÉREBRO REAGE. Como seres humanos conscientes, podemos ezistir e viver bem com um corpo físico ou sem ele, não apenas após a morte, mas também antes do nascimento. Quando eu não adotava o Espiritismo, sentia-me num "beco sem saída".  COMO EXPLICAR A ORIGEM DA VIDA? Como explicar tudo quanto eziste sem uma inteligência superior, que tudo organiza e mantém? O ser humano é semieterno? (Semieterno porque teria um nascimento mas continuaria a ezistir além da morte) São as reflexões iniciais.
   A consciência humana existe antes do nascimento, e até mesmo antes da concepção. As últimas pesquisas com crianças no ambiente uterino provam que ela sente os problemas vividos pelos pais, que elas se agitam quando a mãe se perturba, etc. ISTO JÁ É PRINCÍPIO DEFINIDO NA CIÊNCIA HUMANA. É também a primeira evidência da existência da alma, um ser extracorpóreo, consciente.  A criança é jovem apenas no corpo,  pois o fato de utilizar-se dele, de manifestar-se cada vez mais a partir da intervenção do cérebro, e do sistema nervoso é uma percepção amadurecida que passou por uma grande  experiência humana no passado, durante outras vidas na Terra.
          A REENCARNAÇÃO EXPLICA INÚMEROS PROBLEMAS QUE AS RELIGIÕES COMUNS NÃO SABEM ESPLICAR, COMO TAMBÉM A CIÊNCIA. Deus, poderoso, justo, mas bondoso, programou que os espíritos nascessem simples e ignorantes,e  que, com o tempo, todos teriam que atingir a perfeição, o estado de angelitude. A quantidade de reencarnações de cada espírito depende do esforço de cada um, da diligência de aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento de seu ser, sob os diversos aspectos da vida.
    FONTE: Adaptação de "REENCARNAÇÃO:  A ESPERANÇA DO UNIVERSO", de IRVING S.. COOPER,  pg. 19 e 20,  DIFFEL, 1.981

Nenhum comentário:

Postar um comentário