sábado, 16 de março de 2013

FATOS DA SEMANA -- 02

   @@@       MANCHETES DO JORNAL "FOLHA DO ESTADO", DE ONTEM (dia 15):
@ 8 PESSOAS SÃO PRESAS COM MAIS DE 1 TONELADA DE DROGAS: Policiais do Serviço de Investigação e Inteligência do Departamento de Narcótico da Polícia Civil desarticularam uma quadrilha de alta periculosidade que agia no tráfico de drogas de FOZ DO IGUAÇU (1) para Feira de Santana. Com a quadrilha, os policiais apreenderam uma tonelada e 66 kg.(2) de maconha, oito quilos de crack (3) ,15 ampolas de lança-perfume e anabolizantes.
     Observação: Não costumo registar este tipo de notícia. Agora o faço por dois motivos: para mostrar que a Polícia está cumprindo seu papel e para destacar a gravidade do problema das drogas.VEDE A MATÉRIA DA PÁGINA  10.
   (1) A grafia correta é IGUASSU, por tratar-se de palavra tupi-guarani. Silveira Bueno explica muito bem esta questão. Outros exemplos: Paraguassu, mandassaia, Sincorá, massaranduba..
(2) Mesmo escrevendo-se abreviadamente, pronuncie-se sempre a palavra em sua "forma plena"; "quilogram(s)"
 (3) Escreva-se, em Português: CRAQUE.
     OBSERVAÇÃO:  Aproveito todas as oportunidades para chamar a atenção sobre a questão da linguagem, quer escrita, quer falada.
@@ FORÇA JOVEM VAI MOBILIZAR FEIRA CONTRA DROGAS E VIOLÊNCIA:  PÁGINA 10: LEVAR MENSAGENS DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS, além de prestar apoio espiritual e social, é o objetivo da CAMINHADA organizada pelo movimento FORÇA JOVEM, que acontece (1) amanhã (16),  a partir das 09 horas, na avenida (2) Getúlio Vargas. O ponto de concentração é a Igreja Universal do Reino de Deus, situada no cruzamento com a avenida (2) João Durval (3).
     LEGENDA DA FOTO; "Integrantes da Força Jovem e o pastor e também (4) vereador Eli (5) Ribeiro, juntos à sociedade, caminharão neste sábado em defesa da vida e contra as drogas"
 @@@   NOTAS:  (1) Diga-se "acontecerá", por tratar-se do dia seguinte. Ninguém procure justificar o contrário.
(2) A palavra que indica o tipo de via pública faz parte integrante da locução subtoponímica. Por isto, deve ser escrita com INICIAL MAIÚSCULA. CARLOS GÓIS explica muito bem isto. É UM DOS ITENS NOS QUAIS O ATUAL SISTEMA ORTOGRÁFICO FEZ UMA ASNEIRA
   (3) COMO  "JOÃO DURVAL" É UM NOME DUPLO, DEVE SER ESCRITO COM HIFEM, COMO FAZEM O FRANCÊS E ALGUMAS OUTRAS LÍNGUAS. É UM PRINCÍPIO MUITO CLARO. UMA DAS CONVENIÊNCIAS DESTA REGRA É DEIXAR CLARO QUANDO O 2º ANTROPÔNIMO É NOME INDIVIDUAL OU POSNOME.
(4) "e também": Errado. Ou se diga "E" ou se diga"TAMBÉM".
(5) ELI é realmente nome masculino bíblico hebraico. não é nome feminino.
  @@@ NOTAS PESSOAS:1) DEVEREI VIAJAR PARA JACOBINA NO PRÓXIMO DIA 22. A PREVISÃO É VOLTAR LÁ PARA O DIA 29. LÁ MANTEREI CONTATOS COM ALGUMAS ESCOLAS E INICIAREI AS PROVIDÊNCIAS PARA A CRIAÇÃO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO  DAQUELA REGIÃO.
 2) Meu FICHÁRIO DE PALAVRAS continua Sendo elaborado..Ele me ajudará em vários trabalhos intelectuais e profissionais.  3) A qualquer momento, me dedicarei com especial atenção a dois assuntos: a publicação de meu CEDÊ DE POESIAS e ao Projeto sobre a denominação das Vias públicas e assuntos Correlatos, para o qual, ouso solicitar a ajuda de um colaborador, uma pessoa que tenha atuação na política e entenda um pouco de leis.:    

Nenhum comentário:

Postar um comentário