segunda-feira, 11 de março de 2013

SEXUALIDADE E CASAMENTO --01

        A IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE -- Neste primeiro número da série, quero refletir um pouco sôbre a importância da sexualidade, a partir de uma poesia recente de minha autoria. Antes, porém, defino SEXUALIDADE:
   "S.F.: Do Port.."sexual" (do Lt. sexualis, -e) + sufixo  (i)dade.  Tudo quanto se refere a estímulos sexuais diretos ou indiretos, isto é: genitais (diretos) ou não. Assim, um simples olhar a alguém com quem temos um relacionamento íntimo faz parte da sexualidade. SEXO é  um assunto mais restrito. Abrange as características anatômicas do macho e da fêmea, com pequenas matizes das minorias afetivo--sexuais, o ato sexual explícito, com penetração ou não, e todos os outros, os quais, embora não tenham condições de gerar um ser humano, possuem uma importância muito grande na realização íntima e na liberação da tensão produzida pelo acúmulo de esperma ou pela longo tempo de ausência de atividades íntimas"
          Esta definição não foi copiada de nenhum dicionário, porquê, no momento, não tive condições de escolher uma definição adequada. Trata-se de uma definição um pouco ampliada, porquê envolve a diferença de SEXO, com o qual muita gente confunde.
             RIBEIRO À MARGEM DE UM RIBEIRO     POESIA Nº  88. VERSOS: 20
   
RIBEIRO era um rico fazendeiro...
De bens materiais, nada lhe faltava!
No entanto, não tinha êle um amor verdadeiro:
Era infeliz, apesar de ter tanto dinheiro!

RIBEIRO passava o dia na faina rural.
Ali êle não pensava na vida afetivo-sexual.
À noite, porém, sua mente, vazia,
pairava no problema pelo qual êle sofria.

VINHA A INSÔNIA; A LIBIDO IRROMPIA...
A MENTE SE AGITAVA; O CORPO SE CONTORCIA...
VINHA O JÔRRO SEMINAL, QUÊ AMENIZAVA O PROBLEMA,
MAS O GRANDE DILEMA NÃO DESAPARECIA...

Êle não tinha com quem desabafar o problema...
A seus filhos e amigos o trauma ele escondia...
A LAVA CRESCIA... O VULCÃO ENTROU EM ERUPÇÃO...
RIBEIRO SUICIDOU À MARGEM DE UM RIBEIRO!!!

SURPRÊSA GERAL... Ninguém sabia
da guerra oculta quê naquela alma acontecia...
Somente depois de longas reflexões
o caso, com tristeza, se esclarecia!!!
           Este tipo de problema é mais freqüente do que a maioria pensa. O ser humano precisa da atividade sexual, não apenas genital, para ter uma vida equilibrada, capaz de enfrentar os grandes reveses, cultivar grandes ideais; viver, enfim, física e mentalmente bem.  Obviamente, algumas pessoas conseguem SUBLIMAR A SEXUALIDADE. Isto, porém, não faz parte dos objetivos da maioria das pessoas. Somente ALMAS ALTAMENTE EVOLUÍDAS PODEM FAZER ESTA OPÇÃO, para mais se dedicarem à prática do bem.
  FREUD tem um conceito exagerado da libido sexual, atribuindo sua influência em todos os setores da vida.No entanto, este seu equívoco se deve ao fato de ele trabalhar com pessoas sexualmente anormais, problemáticas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário