quinta-feira, 14 de março de 2013

LINGUAGEM E ONOMÁSTICA -- 01

      A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA NORMATIVA
         Como primeira matéria da série, publicada normalmente nas quartas-feiras, escolhi este assunto, por ser básico para a assimilação  do conceito de que é importante Estudar a Gramática Normativa. No dia 03 do corrente, comprei um exemplar da 50ª edição da GRAMÁTICA NORMATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA, DE (FRANCISCO-HENRIQUE DA ) ROCHA LIMA, UMA DAS GRAMÁTICAS MAIS CONDIZENTES COM MINHA VISÃO RACIONAL, PRÁTICA, DISCIPLINADA DA LÍNGUA.
            Fazia muito tempo quê eu perdera o exemplar anterior. Salvo engano, era de 1.970. Quando elaborei a Sistematização da Linguagem Racional, de 1.997 a 1.999,  fiz o trabalho a partir da gramática de CELSO CUNHA, mas, na ralidade, não gostei de fazê-lo, porque a dissonância com minha teoria lingüista (sic) é muito grande.
     Nas páginas iniciais, constam dois depoimentos de escritores a respeito dos  gramáticos. Em tais depoimentos, eles citam a tradicional dissonância entre gramáticos e escritores, e que ROCHA LIMA é uma eceção (sic). Eu costumo criticar os lexicógrafos e os gramáticos quê possuem o hábito de abonar palavras, locuções e orações através de Autores de Ficção. AURÉLIO FERREIRA é um bom exemplo deles. Sempre disse que são os escritores quê devem seguir os gramáticos e lexicógrafos, não o contrário, mas, para isto, é necessário também que os autores de dicionários e de gramáticas se aprofundem, adotem a lógica e a disciplina, sem esquecer a importância da FILOLOGIA, esta ciência esquecida da maioria das pessoas quê estudam o Curso de Letras ou que trabalham nesta área. No Curso de Letras, encontrei colegas que não davam nenhum valor à FILOLOGIA, incluindo a Língua Latina, base para o estudo do vocabulário, da Morfologia e da Sintaxe (/sintáksi/), sem esquecer a Semântica. Tenho encontrado professores de Língua Portuguesa que nem sabem quê o nome individual RENATO vem do Latim "Renatus,-i"  =  renacido. O Nome BENTO também não é associado ao Latim BENEDICTUS,-I = bendito. No entanto,  mesmo aqueles quê fazem esta associação, não sabem da problemática deste nome individual, o qual  foi deturpado pela Igreja Católica, ligando-o a BENTO, na acepção de "abençoado", ligada ao sacramental da "bênção" (sic). Assim, não se empregue BENTO 16 (PAPA EMÉRITO ATUAL), MAS "BENEDITO 16".  "BENEDICTUS" NÃO QUER DIZER "BENTO", MAS APENAS " ELOGIADO" (Literalmente: "bem dito". Lembrete: A forma preferível, ideal  é "Benção", oxítona..
       ESTE É UM DOS INÚMEROS EXEMPLOS DA NECESSIDADE DE ESTUDAR NOMES PRÓPRIOS.  EM PORTUGAL, A SITUAÇÃO É MUITO BOA EM COMPARAÇÃO COM BRASIL. Os livros lá escritos são muito mais bem revisados e têm um  conteúdo muito mais exato.. O mapa de nosso Estado, por exemplo, tem a legenda:  "ESTADO DA BAÍA". Vários nomes individuais lá são usados com a forma e com a tonicidade corretas, .como HERACLITO"  (paroxítono).
        Assim, pois, para concluir, convido todos a se dedicarem mais ao estudo de nossa Língua, incluindo Fonética, Morfologia, Sintaxe,  Semântica, Estilística e Onomástica, sempre com visão racional, disciplinada, observando os grandes erros da gramática oficial. ABAIXO NOSSO SISTEMA ORTOGRÁFICO! ABAIXO O PRONOME "VOCÊ -- causa de tanto equívoco!!!" ABAIXO OS DIVERSOS PLURAIS DE UMA PALAVRA, COMO  "ANCIÃOS, ANCIÕES E ANCIÃES". Lembro ainda que a gramática não é composta apenas por Fonética e Fonologia, Morfologia e Sintaxe. Acrescente-se: Onomástica e Estilística. Em todas as línguas, A ONOMÁSTICA É  PARTE NORMAL DO SISTEMA!  É um grande absurdo este esquecimento de nossa sociedade em relação ao assunto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário