quinta-feira, 14 de novembro de 2013

L I T E R A T U R A --- Nº 11

OS LIVROS DE POESIAS DA ATUALIDADE: Já afirmei em várias oportunidades que faz muito tempo que não mais se escreve com competência!! Faz tempo que eu acompanho as publicações dos novos poetas. Cheguei a organizar uma coleção de livros de POESIAS MAL FEITAS!!!! Infelizmenmte, esta é a grande realidde!! Quanto á poesia em si, a maioria delas é de BOA QUALIDADE!! O GRANDE PROBLEMA É A QUESTÃO DA LINGUAGEM, INCLUINDO A PONTUAÇÃO. Ultimanete, recebi de presente um livro de poesias de uma pessoa querida. Ela publicou dois livros de poesias neste semestre. O livro que eu olhei primeiramente me agradou muito, mas o segundo, que eu recebi de presente, ME DECEPCIONOU!! A maioria das poesias é de ótima qualidade, como disse, mas a parte gramatical é PÉSSIMA! ORA, A LINGUAGEM FAZ PARTE INTEGRANTE DA POESIA. ATÉ MESMO A LITERATURA DE CORDEL DEVE SER REVISADA, IMUNE DE ERROS DE LINGUAGEM, DENTRO, EVIDENTEMENTE, DE SUAS LIMITAÇÕES. Às vezes, sinto-me constrangido, porquê me sinto obrigado a CORRIGIR O EXEMPLAR (já um hábito de muito tempo) e tenho vergonha de falar com o autor, até mesmo porquê muitos deles não admitem a maioria das correções que eu faço. Este último, por exemplo, teve como revisora uma confreira, muito conceituada na área. No entanto, QUE NEGAÇÃO!! ERROS PRIMÁRIOS NÃO FORAM REVISADOS!! EXISTE uma mentalidade errõnea entre alguns poetas e professores de Língua Portuguesa de que NÃO SE CORRIGE POESIAS. NADA MAIS ERRÕNEO DO QUE ESTA AFIRMAÇÃO!!! Até mesmo a poesia, em si, ás vezes, tem-se que corrigir, principalmente em poetas iniciantes, sem instrução, sem estudo. xxx VAMOS A ALGUNS EXEMPLOS: 1) "Para ela AQUI NÃO TEM LUGAR". 2) "E também das que não fiz". 3) EM VÁRIAS POESIAS, EXISTE A CHAMADA "MISTURA DO TU COM VOCÊ". Exemplo: "O teu ser é meu querer (1) // Sem você não sei viver" (2). (1) Sem o ponto final. (2) Esta frase é simplesmente SEM SENTIDO. É uma das INÚMERAS BESTEIRAS QUE COSTUMAM AFIRMAR AS PESSOAS ACERCA DO AMOR AFETIVO-SEXUAL. XXX (3) "ALGO EM MIM MUDOU (1) SÓ VOCÊ QUE NÃO VIU". (1) SEM NENHUMA PONTUAÇÃO DEPOIS DE "MUDOU". XXX 4) "PASSO ELE ESTÁ LÁ" (sem o ponto depois de "Passo". xxx Outros tipos de erros: 1) Versos muito longos, com duas ou até 04 linhas. O ideal é que os versos não passem de uma linha. Quando é inevitável passar de 01 LINHA, a parte que fica para a linha seguinte deve ter entrada, de maneira que fique bem claro ao leitor que se trata da continuação do verso. 2) PONTUAÇÃO ESCASSÍSSIMA. Ora, POESIA NÃO DEVE, EM TESE, DISPENSAR A PONTUAÇÃO. APENAS SE ADMITE, EM ALGUNS CASOS, REDUZI-LA, quando os versos são todos do mesmo ritmo, da mesma estrutura, de modo que o leitor possa lê-los sem dificuldade de entonação. REPITO; QUANTO MAIS UM TXTO FOR BEM ESCRITO, COM TODAS AS MINÚCIAS, MELHOR SERÁ PARA A LEITURA E PARA A INTERPRETAÇÃO DA MENSAGEM. A PONTUAÇÃO É UM ELEMENTO IMPORTANTÍSSIMO NESTE CONTEXTO. Todo texto tem o objetivo de ser lido e interpretado. Se isto não for conseguido com facilidade, o texto não consegue seu objetivo. 3) Iniciais maiúsculas no início de cada verso; Infelizmente, esta regra ilógica e inconveniente continua no sistema ortográfico, e praticado pela maioria de nosssos POETAS. ESTE SISTEMA É CONSEQÜÊNCIA DO ANTIGO SISTEMA ANÁRQUICO DE GRAFIA. TEM SOMENTE inconvenientes, PORQUE DIFICULTA A ASSOCIAÇÃO CORRETA ENTRE OS VERSOS. NA POESIA, DEVE-SE SEGUIR O MESMO SISTEMA DE MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS ADOTADO NA PROSA. ASSIM, QUANDO SE ENCONTRA UMA INICIAL MAIÚSCULA É PORQUE É INÍCIO DE ORAÇÃO OU ALGUMA PALAVRA PARA A QUAL SE ACONSELHA EMPREGAR INICIAL MAIÚSCULA. 4) AINDA UM INCONVENIENTE É UM AUTOR EMPREGAR MUITO O MÉTODO DE Poesia sem Estrofes. DIDATICAMENTE, AS ESTROFES FACILITAM A MEMORIZAÇÃO E A LOCALIZAÇÃO DE DETERMINADAS PASSAGENS DO TRABALHO PÓETICO. 5) FINALMENTE, NÃO SE CRIE (sic) PALAVRAS DE MANEIRA ERRÕNEA, NEM SE EMPREGUE ESTRANGEIRISMOS. SE ELES FOREM INEVITÁVEIS, EMPREGUE-SE NELES FONTE DIFERENTE, ASPAS OU "CAIXA ALTA". Obs.: Não se confunda "ESTRANGEIRISMO" COM "EMPRÉSTIMO DE UMA LINGUA ESTRANGEIRA"

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