sexta-feira, 18 de outubro de 2013

COMPORTAMENTO HUMANO

A DIFÍCIL ARTE DE VIVER: Conheci uma senhora que se dispôs a trabalhar comigo, depois de uma conversa muito animada, muito "promissora". Ela se dizia SADIA, DISPOSTA, ESPERTA, FÁCIL DE SE ADAPTAR ÁS CARACTERÍSTICAS DOS NOVOS "PATRÕES": -- COMO O Senhor quiser, assim eu farei. Não há problema" (linguagem minha). xxxx Logo depois, estabelecemos a data e as condições do início do trabalho. Tinha ela dois filhos adotivos, cujos pais, e segundo ela, "não tinham nenhuma responsabilidade". Por isto, ela "se sentia na obrigação de tomar conta deles". Fiz o possível para apoiá-los. O mais velho, atrasado totalmente no estudo, não queria estudar, de forma alguma, além de outras deficiências de comportamento. Aos poucos, fui-me desencantando com minha nova "posição de pai adotivo", pois vi que a criança que mais necessitava de meu apoio não queria NADA, MESMO!! A nova ajudante da casa teve que voltar a sua terra natal, para resolver algumas pendências. Senti-me na obrigação de adiantar dinheiro para sua viagem, que foi mais longa do que eu esperava; 08 dias completos. Ao retornar, percebi que ela não era aquela pessoa que eu esperava. Daí uns dias, uma nova viagem. Novo adiantamento de dinheiro. Trouxe mais um filho, tão problemático quanto o anterior. Fiz tudo para ele estudar e começar a trabalhar, dentro de suas limitadas condições intelctuais. NÃO ACEITOU. Comecei a perceber que aquela senhora não aprendia aquilo que eu sempre ensinava: coisas rotineiras de uma arrumação de casa. Sentia-me constrangido em ficar chamando sua atenção. Ela fazia pouca coisa. Num belo dia, chamei sua atenção. Ela, como a maioria, procurou justificar-se. Na vez seguinte, ela me disse que eu não pagava o salãrio minimo a ela, para estar "com tanta exigência". Eu lhe respondi: "O pouco que a Senhora faz é com atraso e de maneira inadequada". No dia seguinte, eu disse; "Hoje é seu último dia aqui". Ela começou a reclamar, criticar. Eu lhe pedi que não comentasse o assunto, pois eu não queria me aborrecer mais do que já me tinha aborrecido. Terminei despachando-a antes do horário previsto. A remuneração do mês já estava toda paga.Assim, fiquei, com quase a metade do pagamento sem utilização. xxx COMENTÁRIO; As pessoas de pouco estudo teem uma enorme dificuldade de mudar de opinião, de mudar de atitudes. Eu lhe dissera no primeiro dia; EU SOU UMA PESSOA DIFERENTE DA MAIORIA, porque sou racionalista, anticonvencionalista e adepto da Ciência. Não me preocupo com o que a maioria faz ou diz. Sou independente". Ela disse que isto não era problema, mas FOI, e muito. Ela não aprendia coisas mínimas de meu sistema de vida. Deixava eu de mandá-la fazer determinadas coisas, porque sabia que ela iria fazê-las de maneira errada. xxx Outro problema: Eu dizia uma coisa, ela interpretava como outra. Um dos motivos é que seu estudo é muito fraco, e ela não me perguntava quando não entendia. Outro motivo: falta de atenção. No entanto, todos querem ter razão. Eu lhe disse que é muito dificil eu me arrepender de algo, porque não falo nem ajo por instinto, sem pensar. No entanto, a maioria das pessoas é muito diferente neste aspecto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário