quarta-feira, 23 de outubro de 2013

M E M Ó R I A : 25 D E O U T U B R O

CORRIA o ano 1.972. Mês de Outubro: muito sol. Depois de um bom período na Fazenda Manuel Rodrigues, entre Itapeipu e Paraíso, no município de Jacobina, consegui uma carona para Salvador. O camioneiro (sic) fazia viagens de Serrolãndia, sua cidade natal, para a capital do Estado. Através de meu irmão fazendeiro, consegui a carona. xxx OBJETIVO; "Destrinchar"' o processo de minha nomeação para professor nível 1 pela Secretaria de Educação do Estado de BAÍA, para o qual me habilitara no início (?) de 1.971 em concurso público, com 10 MIL CANDIDATOS. Classificação: 3º lugar. Naquela época, resolvia-se toda a 'papelada' para assumir um cargo estadual em Salvador. Felizmente, um de meus colegas do Curso Normal (único do sexo masculino), Reginaldo Dias (nunca mais o vi...), tinha familiares na capital baiana. Este fato resolveu o problema: Ele me convidou para ser seu hóspede na casa de seus familiares, a fim de encaminhar todos os papéis. Este trabalho durou uma semana, salvo engano. Foi um período do qual nunca me esqueci!!! xxx No entanto, após todos os papéis resolvidos (com os resultados dos exames, obviamente), retornei a casa. Depois de um certo tempo, percebi que tinham esquecido o processo em algum lugar!!! Fui dispensado de lecionar no Colégio Municipal Governador Luís Viana Filho, de Amélia Rodrigues, apenas porque acompanhara os alunos concluintes a uma excursão, fiquei sem nenhuma renda, dependendo dos outros... morando num cubículo de 02 metros quadrados, no máximo... O tempo passa... as dificuldades aumentam.... Foi quando resolvi passar uns dias descansando a cabeça na fazenda de meu irmão fazendeiro, como falei. xxx Ao retornar de Salvador, onde conseguira "descobrir" onde estava esquecido o processo, tive a alegria de no dia seguinte ver o decreto de nomeações com minha signatura... Como já estava em situação "'periclitante", cuidei IMEDIATAMENTE em tomar posse, dirigindo-me á DELEGADA ESCOLAR, na época: Profª Dulce, esposa do ex-prefeito de Amélia Rodrigues -- Vanderlino de tal... xxx Foi assim que no dia 25 DE OUTUBRO DE 1.972, assumi o cargo de PROFESSOR PRIMÁRIO (nível 1) da Secretaria de Educação do Estado da BAÍA, iniciando minha profissão de professor no dia segunte, no distrito de Mata da Aliança, UM LUGAR QUASE DESCONHECIDO... MINHA FELICIDADE FOI QUE TINHA TIDO DUAS ALUNAS DAQUELE DISTRITO, E UMA DELAS ENCAMINHOU MINHA HOSPEDAGEM E MINHAS RFFEIÇÕES... LONGE DE PARENTES, DE CONHECIDOS, RECÉM-SAÍDO DO SEMINÁRIO CATÓLICO... AINDA COM MUITA COISA A APRENDER DA VIDA... MAS, FELIZMENTE, JÁ TINHA MUITA MATURIDADE, CONSIDERANDO MEUS 23 ANOS DE IDADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário