quarta-feira, 22 de junho de 2011


Obs.: Relembro a todos quê estou disponível para proferir palestras sobre vários assuntos ligados a minhas especialidades, como também revisão de livros e textos em prosa e em versos. Tenho longa experiência neste trabalho.

M A T É R I A 01
F E R I A D O  D E  "C O R P U S  C H R I S T I"
     Inicialmente, preciso ressaltar quê a crítica quê faço a este fato tem como base meu conhecimento geral sobre religiões e sobre a situação atual de nossa sociedade.
     Nossa cidade está com o máximo permitido legalmente de feriados, sem incluir o dia da cidade: 18 de setembro. No ano passado, renovou-se a crítica de quê o dia da cidade não é feriado. Em matéria radiofônica, eu fiz uma análise minuciosa da situação, dando a seguinte conclusão:
A solução do problema é retirar-se o feriado de SANTA ANA, dia 26 de julho, para transformar-se o dia da cidade em feriado. Expliquei minuciosamente quê o dia da cidade é para todos, enquanto quê o dia de SANTA ANA, padroeira da cidade, é apenas para os católicos.
     Também expliquei quê minha solução é mais razoável ainda porquê a festa de Corpus Christi é um fato considerado apenas pela Igreja Católica, e o pior: totalmente desprovido de lógica. Em recente matéria no mesmo programa radiofônico, mostrei quê a interpretação da frase bíblica "Tomai e comei; isto é o meu corpo....",proferida durante a última ceia, está mal traduzida e principalmente mal interpretada. A Igreja Católica divulgou a idéia de mistério (mistério da Santíssima Trindade, mistério da Consubstanciação,  Divindade de Cristo etc.). No entanto, a Ciência Transcendental nos ensina quê a fé quê não se apóia na razão não tem fundamento, e a razão, neste caso específico, descredencia totalmente a consubstanciação do pão no corpo de Cristo e a do vinho em seu sangue.
     Espero quê a Igreja Católica entenda minha severa crítica. Obviamente não posso esperar quê ela mude sua doutrina, porquê, como diz o escritor João Ubaldo Ribeiro, "as religiões não foram feitas para mudar, de modo quê quem entra nelas é que tem que fazer o sacrifício de mudar-se".
     Com tudo isto, espero quê as autoridades católicas brasilesas tenham a humildade e o bom senso de aceitar a realidade social, dispensando o feriado da padroeira da cidade. Ela poderá efetuar a comemoração litúrgica no domingo mais próximo do dia 26, quando este dia não cair num domingo.
     É lamentável, pois, quê um fato como este nunca tenha sido mudado, devido à grande influência social da Igreja Católica. É importante observar quê estamos num país laico, desde a implantação da República. Mais ou menos no ano 1890, a Igreja separou-se do Estado, por iniciativa, principalmente de nosso grande gênio Rui Barbosa. Relembro aos senhores vereadores quê compete a eles a obrigação de rever este caso urgentemente

M A T É R I A 02
S É R I E  "F A L A   E    E S C R E V E   C O R R E T A M E N T E" -- Nº 2
Observação: Este texto foi redigido em 23 de abril, direcionado a este blogue. É importante relembrar quê sigo a teoria da Linguagem Racional, a qual confirma muitos pontos da Gramática convencional e repudia completamente outros.

A B R E V I A T U R A S  D O S  N O M E S  D O S  M E S E S
Emprego de abreviaturas em Brasil: Como "abreviaturas" não é um assunto sistematizado em nossas gramáticas, ocorrem erros primários no emprego delas. Brasil é o país quê mais emprega abreviaturas; paradoxalmente, é onde menos se sabe empregá-las... É imprescindivel quê nossos gramáticos, lexicografos (autores de dicionários de Línguas) e professores da área de Letras se despertem para este fato. Acordai-vos, professores da Língua Portuguesa! Na universidade  local, encontra-se com freqüência a abreviatura "PROFº" . Isto é ridículo e ao mesmo tempo irresponsável, lamentável!...
     Apresento quatro princípios básicos que devem nortear o emprego das abreviaturas:
1)  Princípio da proporcionalidade numérica, isto é: a quantidade de letras empregada numa abreviatura não deve exceder a metade do número de letras do vocábulo.
2)  Se se pode, sem nenhum inconveniente, empregar duas letras na abreviatura, não se empregue três e assim por diante
3) Considere-se sempre a existência de vocábulos cujas abreviaturas podem ser confundidas com aquelas quê elaboramos ou interpretamos. Exemplo; Empregue-se "Pd." para Pedro, elemento de um bibliônimo da Bíblia, e "Pe." para padre. Além disto, "Pe." para Pedro , vai de encontro às regras de "como abreviar as palavras"
4) Não se abrevie palavras de menos de cinco letras. Exceção: abreviaturas "convencionais": de placas de automóveis (nomes dos Estados) e de bibliônimos da Bíblia: AC.(Acre), Jo (João), Rt (Rute), etc
    ABREVIATURAS DOS MESES: Janeiro: Jan.    Fevereiro: Fev.    Março: Mç    Abril: Ab.(1)
                                             Maio (somente por necessidade absoluta de espaço, empregue-se Mº).
                                             Junho: Jn.    Julho: Jl.    Agosto: Ag.     Setembro. Set.                                                                      Outubro: Out.(2)      Novembro: Nov.   Dezembro: Dez.
OBSERVAÇÕES: 
1) É recomendável escrever-se os nomes dos meses com iniciais maíusculas, como fazem algumas Línguas: Latim, Alemão, Francês e Inglês, apesar de não serem nomes próprios.
2) Não se deve indicar o nome dos meses através de números:(Janeiro: 01; Fevereiro: 02 etc..). Esta prática, além de desnecessária, é inconveniente, porquê nem todos têm na mente o número equivalente a cada mês: 25/06/2.001: 25 do seis, isto é do mês número seis.
     O argumento da economia de espaço não é válido, porquê podemos fazer isto com as abreviaturas que apresentei : Jl, Jn, Ag, etc
     Compare-se: 08/03/2.011 (o número do ano deve ser escrito por inteiro).
                        08/Mç/2.011  ou: 8/Mç./2.011
Observação: Empregue-se o ponto aritmético, quê tem função oposta à da vírgula: 2,8.

NOTAS: (1)  A abreviatura AB pode ser interpretada também como "abade". No entanto, como a Área Semântica é muito diferente, não existe perigo de confusão na interpretação. 
(2) Alguns dicionários registram a variante Oitubro, pois o nome Outubro vem do Latim "October (mensis)" ligado ao numeral cardinal "octo = oito". Compara: Novembro: do antigo mês romano número nove. A forma "oitubro", pois, é recomendável.

M A T É R I A 03
 A R T E   P O É T I C A
 Para hoje, escolhi  minha poesia "O aproveitador", quê, embora muito simples tecnicamente, tem um conteúdo importante para o Meio Ambiente.

O   A P R O V E I T A D O R
 
Ele diz sempre quê aproveita tudo, 
pois é "o grande aproveitador",
porquê se preocupa com o meio ambiente,
muito prejudicado pelo homem esbanjador.

O desperdício é um grande problema
para o meio ambiente e para a economia;
também aumenta  nosso trabalho,
nossas despesas e o consumo de energia.

"Tudo aquilo quê existe é para ser utilizado,
e não para ser desperdiçado".
È príncipio do Racionalismo, 
pleno de Lógica e Pragmatismo.

Além dos motivos expressos,
o Aproveitador tem disto necessidade;
em problema financeiro vive imerso,
sempre carente, em dificuldade.

Apanha roupa, apanha papel;
pega tábuas, haja material...
pega tijolos a granel, 
recolhe livro e jornal.

Às vezes tem que usar perícia
para não o verem fazer isto;
pois sabe quê a sociedade tem malícia:
Quem age assim por ela é mal visto

M A T´É R I A 04
P E N S A M E N T O S   D E  O U T R O S  A U T O R E S
E N T U S I A S M O
     A palavra em si já diz tudo: Vem de duas palavras gregas quê significam "em Deus". Enfim, é quase um estado de graça. O entusiasmo funciona como uma bateria de energia inesgotável. Ilumina o rosto triste, torna os olhos brilhantes e alegres. Para o entusiasmado, não existe desânimo, somente o sucesso! O entusiasmo sempre abre uma porta quando as outras chaves falham. É a fonte da eterna juventude. Basta investigar na História da Humanidade.
      Os homens quê exerceram grande influência no mundo nem sempre foram os mais inteligente ou espertos, mas os mais determinados e entusiasmados, capazes de envolver os outros com seu carisma. O entusiasmo tem um quê de misterioso... Capaz de transformar  qualquer pessoa num individuo excepcional... Como anda teu entusiasmo? Se tu achas quê é impossível entusiasmar-te  com os "dias de hoje", acredita: Isto jamais mudará se não te entusiasmares com tudo aquilo quê a vida oferece diariamente. Acredita no mundo. Entusiasma-te contigo próprio!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário