sábado, 24 de agosto de 2013
COMO EMPREGAR OS NOMES PRÓPRIOS - Nº 05
VALDILSON: tipo de NOME (= nome individual) totalmente arbitrário e inconveniente.Primeiramente porquê possui dois Lês (letra) depois de uma consoante. Além disto, tem a terminação -ON,dos patronímicos ingleses, com radical português arbitrário. OS NOMES ARBITRÁRIOS DEVEM SER PROIBIDOS DE IMEDIATO, COMO PRIMEIRO PASSO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA ANTROPONÍMIA. O 2º passo é proibir os elementos antroponímicos(Filho,Filha, Júnior, Neto, Neta, Sobrinho,-a e Primo,-a).
## JÂNIO: Nome latino.Significa "consagrado ao deus JANO,o deus dos pórticos, da pasagem de ano. O Nome JANUÁRIO tem a mesma origem.
## ZITO: masculino de ZITA,Nome DO MART. ROMANO, em latim: Zita. Melhor hipótese: do toscano "zita", variante de "cita" = MENINA. A significação, é, pois, inadequada. Outro motivo para o Nome "ZITO" ser impróprio é que coincide com o hipocorístico ZITO, de José. Nesta cidade,temos um vereador conhecido como CORREIA ZEZITO, DENOMINAÇÃO TOTALMENTE ERRÔNEA.
# NóVIS; posnome italiano. VEM DO LATIM "Ex TERRIS NÓVIS" = DAS TERRAS NOVAS,com refência ás novas terras preparadas para o plantio. Baseia-se na agricultura da Idade Média. Nesta cidade,temos a RUA ARISTIDES NÓVIS. Como quem pintou a placa não colocou o acento e nosso povo não estuda Onomástica, divulgou-se entre nós a pronunciação /novís/, errõnea. Hoje,quando eu fiz a correção da pronunciação, quem citou o posnome disse: "Mas entre nós já se consagrou a pronunciação NOVíS". Nada tem a ver. Não é pelo fato de a maioria das pessoas da cidade pronunciar /novís/ que esta pronunciação passa a ser correta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário