terça-feira, 20 de agosto de 2013
LINGUAGEM E ONOMÁSTICA -- Nº 18
SELEÇÃO SEMÂNTICA NAS MINORIAS AFETIVO-SEXUAIS:
Como estamos chegando à 13ª PARADA HOMÓFILA (no próximo domingo),achei oportuno tratar hoje do vocabulário mais usado, específico das MINORIAS AFETIVO-SEXUAIS. Infelizmente o Grupo Liberdade,Igualdade e Cidadania Homossexual(GLIC, ou melhor; GLICHO) não me tem ouvido neste ponto, como é comum acontecer, pois as pessoas não dão importância á RACIONALIZAÇÃO DO VOCABULÁRIO. O Grupo me respondeu: "Isto não tem importância. Todos falam assim. O Ministério da Justiça usa tais palavras. A Secretaria de Saúde,também. Nós é quê vamos mudá-las?"
Eu respondi: "Nós vamos mudar, sim, porquê o GLICHO tem um especialista em Linguagem Racional e em MINORIAS AFETIVO-SEXUAIS. Por isto, este Grupo é o indicado para iniciar o movimento de aperfeiçoamento do vocabulário de nossa classe". mas, continua ele sem me ouvir.
EIS OS VOCÁBULOS MAIS USADOS PELA CLASSE;
## HOMOSSEXUAL: Apesar de ser um vocábulo quase universal, criado em 1.897, no congresso de Viena, promovido por iniciativa de Sigmund FREUD, É errôneo, por ser HÍBRIDO, isto é: formado por duas Línguas: Grego e Latim. Além do aspecto gramatical, é falho também pelo aspecto semântico, PORQUÊ coloca em destaque o sexo, ao invés de colocar o aspecto afetivo. CORREÇÃO: HOMÓFILO,-A(s)-- VOCÁBULO CRIADO PELOS AUTORES FRANCESES MARC DANIEL E ANDRÉ BAUDRY, DIVULGADO NO IMPORTANTE LIVRO: "Os Homossexuais"(A tradução brasilesa foi publicada pela Editora Artenova, Rio,1.977).
## "GAY" -- vocábulo originado da gíria estadunidense, parece quê na década de 1.980. Do adjetivo inglês GAY, que significa "alegre, bem-humorado, vistoso, elegante", etc, É um adjetivo muito usado em Inglês, inclusivamente como POSNOME. EXISTE ATÉ UM brasilês com este posnome. A escolha deste adjetivo deveu-se ao caráter alegre, bem-humorado, jocoso de muitos adolscentes e jovens homófilos. No entanto, não se justifica em Inglês, no qual a palavra já possui várias significações, nem muito menos na língua portuguesa. Já vimos que o vocábulo ideal para "GAY" e "HOMOSSEXUAL" é HOMÓFILO,-A(s). A situação está tão errada que estão usando normalmente esta palavra,sem grifo, sem aspas, como se fosse uma palavra portuguesa. Alguns Autores já chegam a escrever GUEI.Seria correto se a palavra fosse justificada em nossa Língua.
Na postagem seguinte, tratarei de outros vocábulos da classe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário