terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ÚLTIMOS FATOS - Nº 2



Mulheres Ganharão Abrigo em Março:
         O prefeito José-Ronaldo de Carvalho anunciou que está prevista para o inicio do mês de Março a entrega ao público feminino agredido, violentado, um abrigo em condições adequadas. O período de inauguração teve como motivo o dia 08 – Dia Internacional da Mulher. O abrigo incluirá a hospedagem e a alimentação.
          Nos últimos anos, têm sido tomadas providências por nossos governos municipais em favor das mulheres agredidas física ou moralmente, principalmente por seus companheiros. Neste Governo a Secretaria de Desenvolvimento Social, administrada pelo competente sociólogo professor Ildes Ferreira, pessoa altamente preparada para exercer este cargo, tem acentuado tais providências. Este é um dos motivos de um maior sucesso na área em questão.
          Sabemos que muitas mulheres vitimas de violências, maus tratos, agressões físicas ou morais, continuam em casa, sem solução para o problema, devido a dependência financeira, que inclui a possibilidade de mudança de residência. Com este abrigo, este elemento do problema fica solucionado. Já presenciei, na Delegacia de Proteção a Mulher, muitas declarações chocantes de mulheres, em situações lamentáveis. Um dos motivos é a falta de esclarecimento dessas mulheres e o outro motivo, como afirmei é a questão financeira. Assim, pois, a Secretaria de Desenvolvimento Pessoal de nosso município está de parabéns por mais essa inciativa tão importante na área de Direitos Humanos! 

Excesso de Sal e Açúcar na Alimentação           
             Continua em nossa sociedade uma prática injustificável e totalmente contraria a Saúde: o consumo excessivo de sal e de açúcar. Por mais que os nutricionistas e os médicos em geral tratem do assunto, boa parte de nossa população continua com o hábito errôneo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, na América, de modo geral, o consumo de sal e de açúcar chega a quatro vezes a quantidade ideal. As indústrias alimentícias são muito culpadas pela continuidade do problema, porque tendo elas acesso a todas as informações cientificas e conteúdos de relatos de médicos e de nutricionistas não tomam providências para a eliminação do problema. As pessoas estão tão mal habituadas ao uso excessivo de tais substâncias que, em tudo os colocam e de maneira exagerada. Assim por exemplo, se fazem uma limonada, enchem-na de açúcar; se vão comer um abacate, idem; se vão ingerir um ovo, usam sal, e assim por diante... São incapazes de raciocinar sobre a função do sal e do açúcar e a inconveniência de seu excesso.
           Um dos casos mais acentuados do emprego exagerado do sal é nos temperos. Nesta semana eu citei o caso de uma entidade que produz temperos, a serem vendidos de casa em casa, para a manutenção própria. Apesar da boa vontade que sempre tive de adquiri tais produtos, fiz questão de antes ler a etiqueta, com a identificação da entidade e os ingredientes do tempero. Os ingredientes são ótimos... MAS... O GRANDE PROBLEMA É O EXCESSO DE SAL. Telefonei à entidade, mas não consegui resultado. Isto por duas vezes. Coloquei o assunto na internete e vou continuar a fazê-lo.
           Ontem, numa casa comercial de frutas e verduras, aparentemente adotante do vegetalianismo, observei, com decepção, que a empregada que me atendeu mantém uma idéia totalmente tradicional no tocante ao emprego da alimentação. Nossa sociedade precisa de alertar-se para esta importante realidade humana: a necessidade de alimentar-se adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário