terça-feira, 16 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE

                         07 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE
        Embora com um pouco de atraso, não posso me omitir em apresentar esta matéria, como faço quase todos os anos. No dia 07 de abril, comemora-se o dia internacional da saúde. Vale ressaltar os seguintes pontos:
     1. CONCEITO:  "Saúde", do Latim SALUS, -ÚTIS, salvação, segundo o  "Novo Dicionário Brasileiro Melhoramentos", 7ª edição, 1.971, e outras fontes, é:  "Bom estado do organismo, cujas funções fisiológicas se vão fazendo (sic) regularmente, sem estorvos de qualquer espécie".
     2. IMPORTÂNCIA: A importância da SAÚDE é vital para qualquer indivíduo. É bom lembrar a significação de SALUS em Latim: "salvação", porquê, na realidade, quem está doente "está perdido".  A salvação do indivíduo, no sentido lato, inclui sua saúde, a qual pode ser: física, mental e espiritual. Lembro-me do provérbio quê diz:  "É melhor um mendigo são quê um rei doente". Aliás, este adágio se encontra no bibliônimo bíblico "Provérbios". A saúde é condição básica para o desenvolvimento de qualquer atividade humana. Por isto, existe o Ministério da Saúde em todo país, como também a Organização Mundial da Saúde. Existe também a "Saúde Pública", quê é a "arte e ciência quê tratam da proteção e melhoramento da saúde da comunidade, pelo esfôrço organizado dos Poderes Públicos, e quê inclui  a Medicina Preventiva e diversas formas de Assistência Social" (idem). Infelizmente nossa Medicina é muito mais curativa quê preventiva. É urgente eliminar-se esta situação.
        3. Para aprender a preservar a saúde, é preciso ouvir sempre os especialistas e ler sobre o assunto. Atualmente, todos os assuntos estão sendo divulgados abertamente pela MÉDIA (sic). Somente quem não se interessa não aprende.
        4. Princípios Básicos para conservar a saúde:
a) ALIMENTAR-SE REGULAR E CORRETAMENTE. O MAIS IMPORTANTE NÃO É A QUANTIDADE, MAS A QUALIDADE DOS ALIMENTOS.
b) Não praticar vícios.
c) Praticar algum esporte, ou, pelo menos, ter uma vida ativa fisicamente, isto é: não sedentária.
d) Cuidar da higiene pessoal.
e) Praticar sexo de maneira equilibrada e segura, para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a SIDA e a SÍFILIS. Observações: 1) Não se diga, em hipótese alguma: AIDS. 2) Entre as Minorias Afetivo-sexuais, os cuidados são, basicamente, os mesmos.
f) Evitar ambientes poluídos, quer sejam quanto ao som, quer sejam quanto ao ar.
     5. SAÚDE MENTAL: É a saúde da alma. Para mantê-la, é preciso:
a) Controlar os sentimentos.  b) Manter sempre a serenidade. c) Cultivar o bom humor. d) Cultivar o otimismo, a alegria e outros bons sentimentos, como a solidariedade, a compaixão e o idealismo. e) Não omitir o lazer, pelo menos uma ou duas vezes por semana.
      6, ALIMENTAÇÃO:  É a essência da saúde. Urge alimentar-se bem, segundo os princípios do Naturismo e do Racionalismo, quê destacam a alimentação vegetaliana (sic), acrescida de dois minerais: água, à vontade, e sal (em pequena quantidade).
       7.  ESPORTES: São também um ótimo recurso para conservar a saúde, inclusivamente mental, e afastar os adolescentes e jovens de vícios como o tabaquismo (sic), o alcolismo (sic) e as drogas alucinógenas.
           Assim, pois, todos teem a obrigação de estudar sobre a saúde, pois ela é um bem inestimável

Nenhum comentário:

Postar um comentário