sábado, 13 de abril de 2013

FATOS DA SEMANA

     ### O PAPA FRANCISCO convocou cardeais para fazer uma reforma na CÚRIA ROMANA. A NOTÍCIA INFORMOU QUE TAL REFORMA SERÁ LENTA, MAS SUBSTANCIOSA. Creio que não existirão grandes mudanças, pois o Governo da Igreja Católica sempre foi conservador. Religião não costuma mudar suas doutrinas nem suas tradições com  facilidade.
##  Continua a preocupação, em nossa Política, com a REFORMA POLÍTICA. DOIS PONTOS SE DESTACAM: OS FINANCIAMENTOS DAS CAMPANHAS E O VOTO DISTRITAL, O QUAL É DEFENDIDO COMO MEIO DE OS ELEITORES TEREM MAIS CONDIÇÕES DE COBRAR OS ATOS DE SEUS REPRESENTANTES POLÍTICOS. EU SEMPRE ME PREOCUPEI COM ESTE ASSUNTO, PORQUÊ NÃO VEJO BOA VONTADE DOS POLÍTICOS PARA RESOLVEREM ESTE PROBLEMA.
  ## Outro assunto quê continua em destaque é o CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO, porquê a cantora Daniela Mercury concedeu  uma entrevista, na qual revelou a todos ser homófila, e apresentou  sua companheira, uma jornalista. Por isto, a revista VEJA escolheu tal entrevista como  principal  manchete da capa.
  ## UM LAVRADOR DE UMA REGIÃO AFETADA CRUELMENTE PELA SECA, CRIOU UMA HORTA EM SEU TERRENO. GASTA CERCA DE OITENTA REAIS POR MÊS PARA MANTÊ-LA, ENQUANTO QUE, SE FOSSE COMPRAR OS PRODUTOS QUE ELE COLHE NELA, GASTARIA MAIS DE DUZENTOS REAIS .ELE FAZ QUESTÃO DE DIVULGAR O ATO PARA DAR BOM EXEMPLO, INCENTIVANDO AS PESSOAS A FAZEREM O MESMO.
   ## A preocupação com a inflação começa. O Governo federal está atento ao problema. Muita gente exagera no assunto, se esquecendo de que a porcentagem da inflação que é divulgada se baseia em todo tipo de pessoa. Sabemos que determinados produtos são próprios de uma determinada classe, e não de todos. As classes que ganham salário mínimo ou um pouco mais sentem mais o efeito da inflação, porque elas não costumam gastar com produtos considerados secundários nem produtos culturais e de lazer.
   PARTE PESSOAL:
1) Continuo organizando meus FICHÁRIOS, os quais, agora, são 06: FICHÁRIO DE PALAVRAS, FICHÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (dividido em dois: Línguas Modernas e Línguas Antigas), Fichário Feirense (pessoas físicas e jurídicas), Fichário Jacobinense (dividido em dois: Pessoas e Topônimos e Instituições). FINALMENTE, O FICHÁRIO ONOMÁSTICO, O QUAL É UMA MOSTRA DE NOMES PRÓPRIOS  DE DIVERSAS CLASSES, PARA FACILITAR A ABORDAGEM DO ASSUNTO.
    OBSERVAÇÃO:  PESQUISANDO, NESTE MOMENTO, A ETIMOLOGIA DE "FICHÁRIO", resolvi adotar a forma usada em  Portugal:  "FICHEIRO", POIS VEM DE  "FICHA",  DO             FR. "FICHE". Ora, o sufixo  -ário é próprio do Latim Clássico, enquanto quê "-EIRO" é próprio do Português.
   2) Continuo completando minha biblioteca. Nesta semana,  por exemplo, adquiri um bom dicionário bíblico, o livro GIOVANNI, de James Baldwin, e NADA DE NOVO NO FRONT, de Erich Maria Remarque. Na quarta segunda-feira deste mês, tratarei deles; pois livros devem ser não apenas lidos e seguidos, mas também divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário