quarta-feira, 24 de abril de 2013

LINGUAGEM E ONOMÁSTICA

                                            ENRIQUECE TEU VOCABULÁRIO:
   
      Um dos assuntos que costuma chamar atenção de nossa sociedade atualmente é a pobreza do vocabulário de nossa juventude e até de alguns profissionais da palavra, como jornalistas e radialistas.
Os motivos mais citados são a falta de habito da leitura, o uso da INTERNETE e o mau ensino da língua portuguesa de nosso sistema de Educação.
      A revista SELEÇÕES READER´S DIGEST possui um quadro intitulado " Enriqueça o Seu Vocabulário" (sic). Nesse quadro, aparecem alguns vocábulos muito pouco conhecidos, mas a maior parte deles é de uso da linguagem média, quê professores, jornalistas, radialistas e muitos profissionais de nível médio e universitário tem obrigação de saber. As/ vezes ouve-se  um radialista lendo uma biografia ou uma curiosidade, quando denota não conhecer a significação de palavras tipicas do assunto. Exemplos: Em biografias de Santos, costumam aparecer palavras como "mosteiro" "arcediago" "cardinalato" "bula pontifícia", "Martirológio Romano", etc... Em algumas delas o leitor vacila, sendo quê nem sempre tais palavras oferecem dificuldade fonética; apenas são pouco conhecidas: monastério, arquidiocese, vicariato.
     Outro problema relacionado ao assunto é a POLISSEMIA. Muitas vezes uma pessoa aprende uma significação de uma determinada palavra, sendo quê a referida palavra possui farias outras significações. É interessante observar que não raramente essa significação assimilada pela pessoa é a menos importante ou a menos indicada. Isto provém, em vários casos, da dedução do sentido da palavra pelo contexto, sem consultar o dicionário.
      Outro item,  pertencente à Polissemia, é a indicação, nos dicionários, da área SEMÂNTICA de uma determina significação, através de uma abreviatura  Exemplo: Na palavra PRÓTESE, encontramos, no Dicionário de Caudas Aulete 5ª ,edição,  1970, -  na primeira acepção, aparece a abreviatura " (GRAM.)". -- o que indica que a primeira significação pertence à  Gramática. Na segunda acepção, aparece "(CIR)" -- Indicação de que se refere à Cirurgia. Em outros dicionários, ainda aparece uma acepção referente a Medicina. é importante que a pessoa, ao consultar o dicionário, atente para este fato, para o qual é necessário assimilar bem, a "Interpretação das Abreviaturas". Todo dicionário, dicionario enciclopédico e enciclopédia contem a lista de abreviaturas no inicio da obra. Além das diversas Ciências aparecem varias outras palavras comuns em dicionários e livros do gênero, como " Ex: s.f.,V.,conj.,s2. g., " etc...
     Finalmente, cito as  palavras inclusas na revista citada, de maio de 2007:
 alfaia-  cachopo -coxim -dizimo -escarpim - gadanho - grei - heresiarca - jimbo - manducar- odre - pavana-  propínquo - sendeiro - urca
      Recomendo, pois, a todos quê ampliem o próprio vocabulário, em áreas diversas, utilizando principalmente os dicionários. Disse "os dicionários", porquê é necessário compará-los. não existem dicionários completos e cada um complementa ou retifica o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário