domingo, 21 de abril de 2013

COMO TE CHAMAS? -- Nº 02

  A SIGNIFICAÇÃO DOS NOMES PRÓPRIOS:
           Na semana passada, apresentei alguns exemplos de significações de antropônimos, isto é: de nomes próprios personativos, de nomes individuais. Agora, dou a teoria correspondente, mas ampliando-a aos nomes próprios em geral.  Parto do capítulo "SIGNIFICADO, de meu livro "Sistematização da Antroponímia", acrescentando algumas considerações sobre nomes próprios em geral.
   Sabemos que todo nome comum tem uma significação, ou pelo menos, indica determinado tipo de conceito, como uma palavra onomatopéíca, por ezemplo, quê representa um ruído produzido por algo, ou uma preposição, quê é empregada em determinado contexto. Mas talvez muitos não saibam que todo nome próprio é um nome comum com uma função específica, tendo, pois,correspondente em diversas línguas. Se o nome comum correspondente não pertence a nossa língua, temos que investigar sua origem, através da Filologia e da Onomástica, ciência geral dos   nomes próprios. Assim, todo nome próprio tem uma significação. São duas as eceções (sic); quando um nome próprio é derivado de outro e quando sua significação perdeu-se através dos séculos. Exemplos: No 1º caso: O topônimo GOIÂNIA formou o topõnimo GOIANINHA, E O Nome FELÍCIO   PRODUZIU O NOME "FELICIANO". NO 2º CASO: o  posnome CEDRAZ NÃO TEM MAIS SUA SIGNIFICAÇÃO CONHECIDA, .PERDEU-SE ATRAVÉS DO TEMPO. A significação do Nome "Diogo" também é duvidosa. Associa-se ao substantivo grego" didakós", que produziu "Didática", em Português, mas não é certeza.
 No caso específico dos antropônimos ,sua significação é conhecida e divulgada desde os primeiros tempos da humanidade. Atualmente, a maioria dos povos, inclusivamente indígenas, escolhe o Nome individual com             base na significação. Ontem, por ezemplo, ouvi na TVE uma reportagem sobre um determinado grupo indígena, no qual as crianças deram os respectivos NOMES, indicando, em seguida a significação. Um desses Nomes significa "caju", quê, na sistematização da Antroponímia portuguesa e na maioria das línguas, é posnome, não Nome. Outro exemplo é a Bíblia, o mais antigo registro de Onomástica do Ocidente. Lá estão registrados vários nascimentos  de crianças, com a escolha do Nome e a indicação da significação, ao lado do contexto do nascimento da criança. Ezemplo; Esaú e Jacó.
    O estudo da significação dos antropônimos tem as seguintes aplicações;
## distinguir o antropônimo de seus homônimos e parônimos. Aliás. a homonímia não deve ser aceita entre Nome e posnomes. No caso de entre NOMES, REGISTRE-SE A ORIGEM DE CADA UM DELES, COM A INDICAÇÃO, QUANDO necessário, da origem que deve ser mais levada em consideração na  Antroponímia. Depois darei particularidades sobre a questão.
## dar um idéia das características dos diversos povos, com suas virtudes e más qualidades, Exemplos: os nomes bíblicos se dividem em teofóricos e profanos. A maioria pertence aos teofóricos, nos quais aparece a a palavra DEUS ou JAVÉ(errado; JEOVÁ).
## FORNECER UMA MENSAGEM AO PORTADOR DO NOME, COMO TAMBÉM APRESENTAR-LHE UM CONTEÚDO CULTURAL. Exemplos: No Nome LEVI: IDÉIA DE UNIÃO. NO NOME "fábio": o conhecimento de que os Romanos cultivavam a FAVA.
# Mostrar  a evolução pela qual passaram os antropônimos, através do tempo e do espaço. Um dos antropônimos quê
mais evoluiu é GUILHRME. os  Nomes JOSÉ e JACÓ, em italiano, criaram inúmeros derivados, sendo a maioria posnomes.
   Nos últimos anos, eu decidi que o critério principal para a definição de NOME ou POSNOME  (FUNÇÃO DOS ANTROPÔNIMOS) DEVE SER A SIGNIFICAÇÃO. FORA DISTO, MUITOS PROBLEMAS NÃO SERÃO RESOLVIDOS. ASSIM, POIS, OS NOMES QUE INDICAM PROFISSÃO E OS NOMES GENTÍLICOS DEVEM PASSAR A posnomes  NA SISTEMATIZAÇÃO DA ANTROPONÍMIA. SÃO EZEMPLOS jorge e ADRIANO.
      TODO CASAL, AO ESCOLHER O NOME DE SEUS FILHOS, DEVE ATENTAR EM PRIMEIRO LUGAR PARA  A SIGNIFICAÇÃO.. ISTO É MUITO IMPORTANTE.
   SOBRE OS DEMAIS nomes próprios, falarei na próxima postagem do assunto
Observação: O empego do X é um dos absurdos na língua portuguesa..

Nenhum comentário:

Postar um comentário