sexta-feira, 12 de abril de 2013

FATOS DA SEMANA

 MANCHETES DO JORNAL "TRIBUNA FEIRENSE":
-- LAUDO DO INTERESSADO LIBERA OBRA NA PREFEITURA:  PG. 05
-- PARA OPOSIÇÃO, TARCÍSIO COMEÇOU MELHOR QUE RONALDO:  PG. 04
   Observação: Na Fonte: "Tarcízio" -- grafia injustificável, porquê vem do Gr. TARSÍKIOS, pelo Latim TARSÍCIUS, -I.. A forma portuguesa TARCÍSIO  é deturpada  (troca de posição de sílaba).
   OUTRAS MATÉRIAS: ## WAGNER (1) NÃO RECEBE O PREFEITO DE FEIRA DE SANTANA (2) -- PG.03  Observações:  (1) O Alemão "Wagner" (em Português: VÁGNER) é POSNOME, NÃO NOME INDIVIDUAL. SIGNIFICA:  "fabricante de vagões".   (2) Deve-se dizer (e escrever): FEIRA DE SANTA ANA. DE DETURPAÇÃO DO VOCABULÁRIO, BASTA!!!!. NÃO SE DIZ  "Santantônio, Santângela", etc, mas "SANTO ANTÔNIO, SANTA ÂNGELA", ETC.
## MARCA DA MICARETA -- PG.03. Observação: DEVE-SE ACABAR A MICARETA.  Ruim por ruim, que fique apenas o carnaval, porquê é em data única ´para o País inteiro. A micareta gera muitos problemas às pessoas e à cidade. O carnaval é um dos resquícios da época do Paganismo. Diversão deve ser realizada de maneira diferente.
## O DRAMA DA FALTA DE UM PROJETO PARA O SEMIÁRIDO --  PG. 04 (por ANDRÉ PAMPONET). Observação: Já expliquei quê a forma correta é PAMPONET, DO FRANCÊS OU DE UMA FORMA DIALETAL DO ITALIANO. TEREI QUE INVESTIGAR ESTE TÓPICO.
## A LEI SECA:  por DOM ITAMAR VIÃ -- PG.05.
Observação:  O posnome VIAN é uma forma resumida do Italiano VIVIAN, de VIVIANO. Em Português, escreve-se VIÃ,  não VIAN. A FUNÇÃO CORRETA DE "VIVIANO"  É COMO posnome, não  Nome.
## INCENTIVOS FINANCEIROS ESTIMULAM PROFESSORES -- PG. 06.
## PROJETO "SEXTAS LITERÁRIAS" COMEÇA NA UEFES (1) -- PG. 09. Convido todos que puderem a prestigiá-las.
  (1)  Na Linguagem Racional, não se admite uma  sigla como UEFS, porquê não forma um conjunto de sílabas  portuguesas. Tem-se que juntar uma vogal às consoantes para ser possível formar uma sílaba portuguesa. O Português é uma LÍNGUA ESSENCIALMENTE VOCÁLICA
## UEFES PROMOVE I (1) MOSTRA 100 ANOS DE CINEMA
(1) NÃO SE EMPREGUE NUMERAÇÃO ROMANA. ELA É UM RECURSO GRÁFICO  TOTALMENTE ILÓGICO E INCONVENIENTE. JÁ DEVERIA TER SIDO EXTINTA DE TODAS AS LÍNGUAS. ALGARISMO NÃO É LETRA. CADA UM TEM SEU PAPEL!!! CADA QUAL EM SEU LUGAR!!!
    Lembrete Final: Vou continuar aproveitando as matérias jornalísticas para ensinar a LINGUAGEM RACIONAL  QUÊ INCLUI A ONOMÁSTICA. Somente assim, poderei, aos poucos, convencer as pessoas da necessidade urgente de ESTUDAR NOSSA LÍNGUA, INCLUINDO OS NOMES PRÓPRIOS. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário