quinta-feira, 25 de abril de 2013

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

                                                  A   ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE

      Iludimo-nos facilmente com as aparências.Vemos um individuo gordo e robusto e logo exclamamos: "que homem forte!"- mas os fatos, em regra geral, confirmam nossa declaração apresada?  NÃO!
        O que devemos saber, em primeiro lugar, é quê "gordura não é documento em matéria de saúde". Os magros geralmente gozam de melhor saúde que os gordos e vivem mais tempo que estes, resistindo melhor aos ataques das enfermidades.
     Uma pessoa obesa é enferma, embora na maior parte dos casos aparente ter boa saúde e viver feliz. É inegável, porém, quê com muita frequência sofre de um perigoso mal -- pressão arterial elevada --  que podemos chamar, em bom Português: " supertensão" -- proveniente das reservas gordurosas depositadas nos tecidos, principalmente nas artérias, condutos sanguíneos  quê, obstruídos, dificultam a passagem do sangue. É por isto que é tão disseminada a arteriosclerose
     Deve-se esta enfermidade ao colesterol, substância comumente encontrada nos alimentos gordurosos, cuja  ingestão desregrada é a causa primordial do endurecimento das artérias.
      Outras tantas enfermidades, quase sempre crônicas,são também comuns nos indivíduos que aparentam gozar perfeita saúde, quando, em realidade, são verdadeiros enfermos.
       A "aparência saudável"  engana muita gente quê ignora quê a verdadeira causa da maioria das doenças é a alimentação errada. Está suficientemente constatado quê não é bastante que o alimento seja apetitoso para que se possa dizer que ele é nutritivo é saudável; não se deve dispensar o sabor do alimento; porém o sabor não é o principal. Ele funciona mais como incentivo para a alimentação. No entanto os outros fatores é que devem ser colocados em primeiro lugar.
       Alimentação correta é o fator numero um da manutenção da boa saúde
         Observemos os seguintes itens
       1.Está provado que o regime vegetaliano (sic) é o melhor para o ser humano. Dentre as frutas, as hortaliças, os legumes, os cereais, as nozes e as castanhas, devemos fazer  uma seleção bem equilibrada, para que tenhamos proporções  corretas de proteínas, de hidratos, de carbono, gorduras, sais e vitaminas, segundo nossa ocupação, nossa idade e nosso corpo.
      2. Mais pessoas morrem no mundo por alimentar-se a mais quê por alimentar-se a menos. Boa praxe é  levantarmos da mesa sem estarmos completamente satisfeitos.
    3. Não se deve fazer mais que 3 refeições por dia,sem nos esquecermos das  merendas. Melhor é comer bem pela manhã, igualmente no almoço e realizar uma refeição moderada à  noite. As merendas devem ser realizadas de 3 a 4 horas após as refeições, sendo quê depois da refeição noturna geralmente não existe a necessidade de merenda.
    4. Rende mais o pouco bem mastigado e ensalivado quê o muito que se come sem mastigar bem.
    5. As muitas misturas levadas ao estômago dificultam a função deste. Por exemplo: A um alimento tipicamente salgado não se deve adicionar doce; frutas e verduras não se compatibilizam em uma mesma refeição.
   6.Sucos em geral não devem ser ingeridos durante as refeições; devem ser tomados até meia hora antes, ou a partir  de 2 horas depois da refeição. Para o bem da saúde, devemos tomar de 06 a 08 copos de água por dia, sendo quê sucos substituem a água;  o  refrigerante porém não deve ser utilizado, como outros líquidos¨ preparados pela indústria alimentícia convencional
  7 .É um erro ingerirmos comidas e bebidas muito frias ou muito quentes. Aliás nossa sociedade está altamente "viciada" em produtos alimentícios gelados. É bom lembrar quê a água gelada e outros alimentos como picolé, produzem  sérios  problemas à garganta. O ideal é misturar-se a água gelada com água em temperatura ambiente.A água dos filtros de cerâmica é bem mais sadia é até saborosa quê água gelada
   8. Eliminemos de nossa mesa tudo que é prejudicial, como carnes, pescados, frituras, alimentos picantes, bebidas alcólicas e qualquer alimento à base de conservas,  com muitos aditivos químicos
 9. Quanto às frutas e verduras, é importante lembrar dois princípios  A) Tudo quanto pode ser ingerido ao natural, sem passar pelo calor, assim deve ser feito. B) Devemos aproveitar o mais possível de cada alimento, incluindo a casca de quase todas as frutas. ALIMENTO É PARA SER UTILIZADO, E NÃO PARA SER DESPERDIÇADO
10. Existem regras especificas de alimentação para alguns casos, como pessoas obesas, com pressão alta, desportistas, convalescentes etc... As dietas devem ser passadas unicamente pelos profissionais da área.

Observação: Nesta matéria, aproveitei  alguns itens, quase literalmente, do livro " A Flora Nacional na Medicina Doméstica"  do Professor: ALFONS BALBACH, volume 1, Edições: "A Edificação do Lar" São-Paulo, SP, 14ª edição, lição 13: " A Alimentação e a Saúde"

Nenhum comentário:

Postar um comentário