quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES -- Nº 11

O   E S P I R I T I S M O:   R E J E I Ç Ã O   E   F U N D A M E N T O S:

         Ultimamente, meu irmão ARQUIMEDES CARNEIRO elaborou um testo sobre o Espiritismo, dissertando brilhantemente sobre os motivos pelos quais êle tem sido tão malvisto e sobre seus fundamentos. O artigo, longo, foi gravado, nesta semana, num cedê em Capim Grosso, nossa terra natal. Aproveitando o ensejo, vou apresentar alguns itens de seu conteúdo, embora faça dias que ouvi o testo (sic):
        Quando eu era adolescente e jovem, ouvia falar no  Espiritismo como uma RELIGIÃO TOTALMENTE "MALUCA", coisa totalmente sem fundamento, por MAIS QUE EU RACIOCINASSE, ACHAVA A IDÉIA DE REENCARNAÇÃO TOTALMENTE ILÓGICA, ABSURDA! A Igreja Romana, depois de muitas brigas e discussões, até "propinas", resolveu retirar da Bíblia qualquer menção à REENCARNAÇÃO E DEMAIS IDÉIAS ESPIRITISTAS. É UM DOS MOTIVOS DE AS ATUAIS TRADUÇÕES DA BIBLIA SEREM SIMPLESMENTE MAL FEITAS. EZISTEM ERROS PRIMÁRIOS DE TRADUÇÃO NELA. UM EZEMPLO, embora não  se refira ao assunto de hoje: Nunca ezistiu um ser humano chamado ADÃO. A palavra "ADÃO" NUNCA FOI NOME PRÓPRIO, e significa "HOMEM", na acepção genérica: "ser humano". Tudo indica também que nunca ezistiu uma pessoa chamada JÓ. O  nome individual "JÓ" significa "ATRIBULADO, MAGOAGO". Jó foi ezatamente isto, na narração bíblica. É uma personagem simbólica, uma personagem que tem por objetivo mostrar-nos muitos ensinamentos sobre o sofrimento.
         Assim, boa parte das pessoas não percebeu que o Espiritismo é uma Religião, e MAIS QUE RELIGIÃO: também é uma Filosofia e uma ciência.
        JESUS CRISTO, POR DIVERSAS VEZES SE REFERIU ao fato de que as pessoas de seu TEMPO NÃO TINHAM AINDA CONDIÇÕES DE ENTENDER A VERDADE PLENAMENTE: "Quando chegar o ESPÌRITO DA VERDADE entendereis tudo. Então, será esplicada a realidade plena" (citação "ad sensum"). Justamente porque as verdades espirituais não podem ser compreendidas plenamente por um espírito primitivo, agreste, materializado. Assim, o espírito JAVÉ (NÃO É DEUS) apresentou a primeira parte (1ª REVELAÇÃO, em Gr.: "apokalipsis"). Cristo apresentou-nos a segunda revelação. A TERCEIRA REVELAÇÃO, tão citada pelo CRISTO, foi justamente no Espiritismo.
       O  Espiritismo, em sua essência, eziste desde muitos séculos ate ser  sistematizado. No entanto, nem tinha nome nem   sua doutrina era conhecida, justamente porque "Deus criou os espíritos simples e ignorantes, mas programou que todos eles, em tempos muitos diferentes, chegassem á beatitude, á bem-aventurança". O longo versículo de  Levítico, capítulo 19:31, complementado por 20: 6, é muito diversamente traduzido, e mal compreendido. Um ezemplo: Segundo  umas  traduções, "curandeiro" é a mesma coisa que "astrólogo". Outra tradução chega ao DISPARATE DE CITAR DIRETAMENTE O VOCÁBULO "Espiritismo" (Este vocábulo foi criado somente quando Alano Cardeque começou a  sistematizá-lo, em 1856). Em parte, se esplica aquele versículo pelo fato de que naquela época estava ezistindo mau emprego da mediunidade. Por isto, Moisés o proibiu. Mas Cristo, em diversas passagens, se refere á prática da Mediunidade. "Curai os enfermos; espulsai demônios", etc. No  Antigo  Testamento, vários sonhos apareciam: Era uma prática da mediunidade. Ezemplo: O rei Nabucodonor e a escrita que aparecia na parede: MANÉ, TEKEL, PERESH" (?).
       Assim, pois, estes fatos são apenas alguns pontos e partes para se ver que O ESPIRITISMO, EM SUA ESSÊNCIA, ESTÁ NA BIBLIA". Não ezistem "DEMÕNIOS"; O CONCEITO DE  CÉU  E INFERNO  É OUTRO: São  estados de evolução espiritual, e assim por diante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário