terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SÉRIE “NO MUNDO DAS PALAVRAS” - Número 06


SÉRIE “NO MUNDO DAS PALAVRAS” –  Número 06
       Numero 929: ERRATICIDADE: Palavra criada por ALANO CARDEQUE (sic), durante a Codificação do Espiritismo. Do Francês “erraticité”. Significa a condição do espirito (encarnado ou desencarnado),  como sujeito constantemente (pelo menos na maioria das vezes) a erros (falhas) dos mais diversos. O estado de erraticidade é um dos estágios necessários a sua trajetória evolutiva, no caminho da perfeição.
        Numero 3.284: HOMOAFETIVO:  1) Adj. 2) S.m.: Neologismo criado no fim do século 20, como conseqüência da intensificação da discussão dos direitos e da identidade das pessoas pertencentes às MINORIAS AFETIVOS-SEXUAIS. Partiu dos sicólogos, chamando a atenção para o fato de que deve ser destacada a afetividade nas relações entre as pessoas do mesmo sexo. A discussão foi realizada em conjunto com os militantes e estudiosos da nova problemática da sociedade, a qual, na realidade, teve inicio no fim do século 19, num congresso em Viena. OBS: Embora semanticamente seja corretíssima, faço uma restrição no aspecto gramatical, por ser híbrida. Alguns autores podem justificá-la, dizendo que este HOMO, no caso, é um elemento de composição da Língua Portuguesa , devido ao fato de existir nessa língua diversas palavras com este elemento grego. Neste contexto, seria forma abreviada de “homossexual”, que a substituo, FAZ MUITO TEMPO, por HOMÓFILO. Não podemos,  gramaticalmente, considerar este elemento de composição como pertencente à Língua Portuguesa, porque ele é realmente do Grego
       Número 3.285: QUIMILUMINESCÊNCIA: S.f.: De “química, adj + luminescência, s.f. Luz pálida que se produz nalgumas reações, e que somente na obscuridade pode ser observado. OBS: A Química é uma das Ciências que mais possui palavras longas, porque reúne qualidades ou condições diversas de um elemento químico ou de um fenômeno químico.
       Número 3.005: RÚCULA:  S.f: Do italiano RUCOLA.  Oficialmente, o Italiano atual, infelizmente, não usa sinal diacrítico nas palavras proparoxítonas, fato que constitui uma falha evidente. No sistema ortográfico anterior, ele usava o acento grave.  Botânica: 1) Planta hortícola da família das crucíferas,  nativa de Europa, de talo aveludado, folhas espessas,  de sabor picante, consumidas como salada. Seu nome cientifico é  “Eruca sativa”.  2) Essa folha.
         Número 3.293: SABINADA:  S.f.: História de Brasil. De Sabino +  -ada (de Francisco-Sabino Álvares da Rocha Vieira: 1797-1986). Movimento separatista ocorrido em Baía, de 7 de Novembro 1837 a 15 de Março 1838, no tempo da regência, liderado pela personagem citada. OBS: É importante observar que este vocábulo faz parte da GLOTONOMÁSTICA, parte da ONOMÁSTICA que deixa evidente a relação entre nomes próprios e nomes comuns. Talvez de 35 a 40% dos nomes próprios de uma língua estejam em seu dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário