sábado, 15 de junho de 2013

A SEMANA NA HISTÓRIA -- Nº 03

     Atenção: A série "O DIA NA HISTÓRIA" teve seu nome mudado para A SEMANA NA HISTÓRIA.
  ## 12/Junho/1.817: Em Salvador, BAÍA, foram fuzilados Domingos-José (1) Martins, Dr.José-Luís de Mendonça e o padre Miguelinho (Miguel-Joaquim de Almeida Castro, carmelita, nascido em Natal, RN). Eram os líderes da Revolução Pernambucana, iniciada em 06 de Março do mesmo ano.
## 1.917: Nasceu Dom Silvério-Jarbas-Paulo Albuquerque (2), segundo bispo da Diocese de Feira de Santa Ana. Ele faleceu nas últimas semanas, aos 92 (?) anos  de idade.
## 13 DE JUNHO:
# 1.231: Em Arcella, Itália, faleceu Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ter vivido muito tempo nesta cidade italiana.Seu nome civil era FERNANDO DE BULHÕES Y TAVEIRA DE AZEVEDO. Foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte -- realmente um fato inusitado.
# 1.763: Em Santos, São Paulo, nasceu José-Bonifácio de Andrada (3) e Silva -- o "Patriarca da Independência"
       14 DE JUNHO;
# 1.822: A Vila de Santo Amaro, em BAÍA, deu seu apoio ás lutas pela Independência. Ocorreu um manifesto do Conselho Municipal daquela vila (5).
## 1.836: Nasceu o compositor ANTÔNIO-CARLOS GOMES, em Campinas, S.P..  Foi o Autor da obra O GUARANI, ópera em 04 atos, que foi cantada pela primeira vez em Milão, Itália, em 1.870
  15 DE JUNHO:
# 1.88l: O decreto Imperial nº 2.948 transferiu o Encapelado de Santana dos Olhos d'Água do patrimônio NACIONAL (DESDE 13 DE MARÇO DE 1.848)) para o patrimônio da Câmara da Vila de Feira de Santana
# 1.962: O Território do Acre passou a ser Estado do Acre, pela lei federal nº 4.070/62. O então presidente brasilês era JOÃ0 (-BELQUIOR MARQUES) GOULART.
     16 DE JUNHO;
# 1.876: Em Edimburgo, Escócia, nasceu o físico estadunidense ALEXANDER GRAHAM BELL, um dos fundadores do telefone (1.876). Antes fora professor de surdos-mudos.
# 1.873: Lei Provincial 1.320, assinada por Dr.José-Eduardo Freire de Carvalho, presidente da Província de Baía, mudou para "Cidade Commercial de Feira de Sant'Anna o topônimo "Feira de Sant'Anna", o qual voltou á forma anterior em 1.938.
  17 DE JUNHO;
1.604 Nasceu, em Holanda (Países Baixos), o Conde (JOÃO-)MAURÍCIO DE NASSAU(-SIEGEN), em Dillenburg. Era um fidalgo alemão.
 N O T A S: (5) O topônimo SANTO AMARO é totalmente errado. O correto é SÃO MAURO, homenagem a São Mauro, companheiro de São Plácido, discípulos de São Benedito, abade, fundador dos Monges Beneditinos. A vila recebeu o Nome deste santo devido á capela construída em 1.604, em terras doadas aos monges beneditinos. O povo deturpou o Nome, e a igreja católica, que tem a obrigação de corrigir o engano, nunca tratou disto. "Amaro", na realidade, é um posnome italiano que significa 'de difícil relacionamento, amargo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário