terça-feira, 18 de junho de 2013

Série "LINGUAGEM E ONOMÁSTICA" -- Nº 16

          AH, SE EU TIVESSE...
    Ontem visitei meu ex-professor de Língua Latina e Filologia Românica da Universidade Estadual de Feira de Santa Ana! Trata-se realmente de uma figura venerável, em seus 83 anos!! Vou chamá-lo, aqui, convencionalmente, de PROF. VENERANDO -- nome fictício, usando a nomenclatura antroponímica própria. Quase sempre volto de sua casa com livros ou fotocópias de livros ou parte de livros, revistas, etc... Ontem, trouxe os seguintes livros:
## DICIONÁRIO HISTÓRICO DAS PALAVRAS PORTUGUESAS DE ORIGEM TUPI -- de Antônio-Geraldo da Cunha, um autor muito conhecido na área. Lembro que a forma correta é GERARDO, em homenagem (inicialmente) a São Gerardo Majela, redentorista.
## GRANDE DICIONÁRIO SACCONI DA LÍNGUA PORTUGUESA -- de Luís-Antônio Sacôni (Na Fonte: Luiz Antonio Sacconi). Este dicionário não é apenas de língua portuguesa. É uma espécie de dicionário enciclopédico. É bom lembrar que já me correspondi com este Autor, faz muito tempo. Quando eu lhe indicava a grafia correta de sua signatura, à luz da Sistematização da Antroponímia, ele dizia: "Não! Não sou eu. Não me reconheço com esta grafia!!" Infelizmente, isto é o fruto de uma longa tradição errada de nossa sociedade no tocante aos nomes próprios...
## COMO FAZER QUASE TUDO COM O SEU COMPUTADOR -- Seleções. Espero que possa aproveitar esta obra, de que tenho muita necessidade. O problema realmente é ter tempo, ter condições para isto,..
    Passo a explicar o título da postagem de hoje:  Apesar de todo o preparo do Prof.Venerando, de ele ter a facilidade de conseguir aquilo que quer na área intelectual, acadêmica, etc, por ser professor em universidade, nunca me apoiou em minha grande luta pela Onomástica,  contra o sistema ortográfico e pela Linguagem Racional. Por que isto?? Certamente o internauta perguntará logo! É muito simples: é porquê ele é adepto da LINGÜÍSTICA, apesar de não ser dos mais radicais. Quem apóia a Linguística não apóia meus ideais na linguagem e na Onomástica. Apesar de ele ajudar-me muito com material e discutirmos (no bom sentido) juntos muitas coisas, com seu apoio, na maioria das vezes, ele nunca tomou uma atitude concreta em me ajudar diretamente,  porque em boa parte apóia as idéias libertárias e absurdas, ilógicas da Lingüística.
  Concluindo: É mais um dos problemas que eu sempre tive de suportar. Se ele quisesse, teria muitas condições de encaminhar meus projetos e facilitar a solução de muitos problemas,  mas... simplesmente seu apoio à Lingüística impede de fazê-lo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário