domingo, 30 de junho de 2013

NOTAS PESSOAIS

  Com a saída de minha filha, para Brasília, atrasei alguns compromissos. Por isto, não estou em condições de fazer a matéria prevista para hoje, sobre COMO EMPREGAR OS NOMES PRÓPRIOS. Assim, resolvi apenas registar alguns fatos pessoais:
## Hoje adquiri um exemplar do livro ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, do A.A. É a "história de como muitos milhares de homens e mulheres se recuperaram do alcoolismo". (Lembro que, em Linguagem Racional, fala-se ALCÓLICO, com um O apenas). Aliás, faz dias que pretendia adquirir um livro deste, ou um semelhante, para ter condições de publicar algumas matérias sobre o A.A  Por ocasião de seu aniversário, no dia 10 do corrente, fiquei devendo ao A.A a publicação da matéria. Infelizmente, devido ao pouco espaço que tenho atualmente  em RÁDIO, apenas tive condições, naqueles dias, de anunciar resumidamente a comemoração daquela entidade
## Hoje resolvi fazer mais um FICHEIRO; 50 escritores de importância internacional ou nacional, ou pessoas que, apesar de não terem escrito algum livro, outras pessoas escrevem sobre elas. Como são apenas 50, nem sempre é fácil chegar a critérios rigorosos para não ultrapassar este limite.
## Ontem, na última postagem, cometi um pequeno engano, o qual será desfeito nos próximos dias. Na postagem FATOS DA SEMANA, prometi divulgar a poesia na qual NELSON MANDELA SE INSPIROU. Pretendo fazer isto de amanhã até quarta ou quinta-feira.
## Quanto aos antropônimos que citei ontem, de NELSON MANDELA E OUTROS,  AOS POUCOS COMENTAREI. EXEMPLO:  "LARISSA"" :É um topônimo típico quê significa "acrópole", isto é: TERRA ALTA. É um vocábulo próprio de Geografia Física, que nunca poderia ser empregado como NOME. É por isto que é TOPÔNIMO TÍPICO. Qualquer dicionário de língua latina ou enciclopédico registra esta cidade. Era uma das mais antigas cidades de Grécia, fundada pelos PELASGOS. Ultimamente os autores de livros 'NOMES PARA O BEBÊ", totalmente despreparados, apenas preocupados em dar uma satisfação á editora que os contrata, acharam, por acaso, um vocábulo russo semelhante, com a significação ligada a "alegria", mas nada tem a ver. "Larissa" começou a ser usado para nome individual feminino apenas porque, foneticamente, parece NOME DE MULHER. É "bonito" e fácil de falar e de escrever.
# Queria escrever mais, mas O DEVER ME CHAMA. Felizmente, o próximo dia 02, será feriado, e assim, terei uma folguinha... ATÉ A PRÓXIMA, AMIGOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário