sábado, 1 de junho de 2013

O DIA NA HISTÓRIA -- Nº 01

     Como sempre gostei deste tópico do Radialismo e do Jornalismo, resolvi hoje iniciá-lo, sem dispensar os " FATOS DA SEMANA":
  01 DE JUNHO NA HISTÓRIA:
## Hoje (2.013):  Dia Nacional do Jornalismo, ou melhor:  da MÉDIA. MOTIVAÇÃO: 1.939: Primeira transmissão de TV em Brasil (Vede abaixo).
    Observação: Normalmente, lê-se "Dia da Imprensa",  mas não devemos empregar o vocábulo IMPRENSA nesta acepção, porquê a confunde com a acepção correta, original. Empregue-se, no caso: MÉDIA, conhecida entre nós pelo anglicismo MÍDIA (do latim "média" = meios).
## EM ALGUNS CALENDÁRIOS, CONSTA HOJE: "DIA DE DUQUE DE CAXIAS",  MAS,  CONSULTANDO SUA BIOGRAFIA, NÃO VI ESTA DATA EM NENHUMA DAS PASSAGENS DE SUA VIDA.
XXX O mês de JUNHO deve seu nome à deusa JUNO, em latim:  Juno, -ónis, irmã e mulher de Jove (Júpiter, impropriamente), correspondente à deusa grega HERA  Confere: Heráclio, Heraclito (í), etc. Era a senhôra do Olimpo, e regia o Céu e a Terra. A forma JUNO, na língua portuguesa, é imprópria para o gênero feminino. Considerando-se a forma latina, em português, poderia ser JUNONE, ou JUNÔNIA.
##  1.939: Primeira transmissão de longevisão ("televisão") em Brasil, no Pavilhão da "Feira de Amostras", em Rio de Janeiro, capital de Brasil, na época.  Observação: A palavra "TELEVISÃO" É UM HIBRIDISMO INTERNACIONAL INJUSTIFICÁVE,  PORQUÊ A COISA MAIS FÁCIL É VERIFICAR A FORMA CORRETA: "LONGEVISÃO", NAS LÍNGUAS LATINAS.
##  1.838: Faleceu CIPRIANO BARATA, um dos líderes da Conjuração Baiana, em 1.798, e da Revolução Pernambucana, em 1.817.
## 1.988: EM FEIRA DE SANTA ANA (BAÍA), INAUGURAÇÃO DA TV SUBAÉ,  FILIADA À TV GLOBO..
## 1948: NASCEU A GRANDE JORNALISTA MARÍLIA-GABRIELA, QUÊ  ATUALMENTE ATUA NO SBT.
## 1.926:  Nasceu MARILYN MONROE, a qual faleceu aos 26 anos, em 1.962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário