sábado, 8 de junho de 2013

O DIA NA HISTÓRIA -- Nº 02

       A V I S O:  NESTA SEMANA, ATRASEI MUITO MEUS COMPROMISSOS NO BLOGUE. UM DOS MOTIVOS FOI A AUSÊNCIA DA INTERNETE, QUANDO EU MAIS PRECISAVA DELA.  Assim, com o atraso, a postagem FATOS DA EMANA, da quarta-feira e uma parte da de hoje, fica substituída por "O DIA NA HISTÓRIA -- Nº  02", que apresentei hoje no programa RÁDIO REVISTA, na Rádio Povo:
Apresentação: dia 08 de Junho de 2.013.  Emissora:  Rádio Povo AM.  Programa:  Rádio Revista
 Titular: Prof. JERINALDO COSTA   Tempo:  03 minutos.  Período: de 05 a 11 de Junho.
## 05 DE JUNHO: Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Assunto muito comentado durante a semana. Várias iniciativas foram tomadas, não apenas em Brasil, mas também no Mundo. Exemplo de matéria sobre o assunto: Almanaque Santo Antônio / 2.013,  pg. 101 a 102
## 05/JN./2.013: Manifestação de grupos religiosos em Brasilia, contra a descriminalização do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e pela liberdade religiosa e de imprensa. Foi  continuação do manifesto da última segunda-feira.
## No mesmo dia: Faleceu a jornalista e atriz SCARLET (....) MOON. Atuou muitos anos na TV Globo, e chegou a escrever um livro. Manteve durante 15 anos uma coluna num dos grandes jornais do País.
## 09/JN./1.597: Faleceu, em Reritiba, atual Anchieta, em  E.S.,  o Padre José de Anchieta -- catequista dos indigenas, poeta e gramático (Escreveu uma gramática da Língua Tupi-guarani). Fez parte da Literatura inicial de Brasil, uma espécie de "literatura preparatória"
07/JN./1.494:  Foi assinado o Tratado  de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha. Representando Portugal, quem assinou o Tratado foi Dom João 2º, e Espanha, Dom Fernando e Dona Isabel, "Os Reis Católicos".
# 10/Junho /1.935:  No Estado de Oaio (em Inglês: Ohio), em Estados Unidos da América, foi criado o A.A. (Alcólicos Anônimos), por TED BOB E BILL -- um era médico e o outro era advogado.Contaram com o apoio de vários especialistas, como sicólogos, teólogos, médicos e advogados.
# 10/ junho/1.580: FALECEU O GRANDE POETA ÉPICO PORTUGUÊS LUÍS (VAZ) DE CAMÕES, autor de OS LUSÍADAS, escrito em 1.572. Por isto, 10 de Junho tornou-se o Dia Nacional de Portugal e o Dia da Língua Portuguesa.
# 10 DE JUNHO DE 1.823:  A Ilha de Itaparica, em BAÍA, foi atacada pelos Portugueses, nas lutas da Independência. Destacou-e a crioula MARIA-FELIPA.
# 10 DE JUNHO DE 1.999: EM BRASIL, FOI CRIADO O MINISTÉRIO DA DEFESA.
# 11 DE JUNHO DE 1.865:  Realizou-se a Batalha Naval de Riachuelo, na Guerra de Paraguai. Por isto, 11 DE JUNHO é o Dia da Marinha Brasilesa.
# 11 DE JUNHO DE 1.960:  Decreto Número 17.628/60:  Estabeleceu o uso, em caráter obrigatório, da bandeira de BAÍA nas paradas militares e escolares. Era governador o  Sr .JURACY MAGALHÃES.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário