quarta-feira, 12 de junho de 2013

FATOS DA SEMANA -- edição das quartas-feiras

   # Dia 10, segunda-feira: Começou a valer a lei nº 12.741, que obriga as empresas comerciais a registrarem a porcentagem dos impostos nas notas fiscais. Em nosso país, as porcentagens de impostos variam de 16 até 84. Os medicamentos teem 34% de imposto, enquanto que os produtos alcólicos (sic) e os perfumes pagam a taxa de 70 a 80 de imposto. Quanto aos produtos fumígeros, a porcentagem é a máxima. Assim, costuma-se dizer que "o fumante não fuma mais  cigarros, fuma impostos!!!"
   Um cidadão desta cidade propala aos quatro ventos a idéia de IMPOSTO ÚNICO. Ele está muito enganado. Não se pode dar uma solução simples a um assunto complexo...
   # No dia 10, também, comemorou-se o DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA COMUNIDADE LUSITANO-BRASILESA. Infelizmente, não tive condições de planejar uma boa entrevista sobre o assunto, mas ontem, em meu blogue, tratei da LÍNGUA PORTUGUESA, a qual "vai mais remendada do que capa de pedinte", como disse Francisco Rodrigues Lobo (?), no século 17.
   # No mesmo dia, foi o aniversário de ABIGAIL IZQUIERDO (?) FERREIRA, conhecida como BIBI FERREIRA, a cantora. Curiosidades: 1) Aos 24 dias de nascida, ela fez o papel de uma boneca, numa peça teatral, quando faltou a personagem estabelecida para a função. 2) Ela é uma espécíe de predecessora de Hebe Camargo.
   ATENÇÃO:  É errôneo juntar-se hipocorístico ou qualquer outro apelido com posnome: Bibi Ferreira.
   # No mesmo dia, no ano 1.93l,  nasceu o cantor violonista JOÃO-GILBERTO Prado Ferreira de Oliveira. Ele é natural de Juazeiro, neste Estado. Completou 82 anos.
   # Esta é a última semana para os pais ou responsáveis atualizarem o cadastro das crianças das famílias que participam do Projeto BOLSA-FAMÍLIA
nas escolas. Por exemplo: Os pais devem informar sobre os filhos que se transferirem de escola ou que abandonaram o curso. A exigência da freqüência numa escola é mais que justa. Assim, as crianças teem  assegurada a obrigação de estudar e recebem do Governo a ajuda dos projetos sociais.
  # Continua em discussão a questão da antecipação da maioridade criminal. Ultimamente ocorreu uma grande reunião sobre este assunto. Foi divulgada uma pesquisa segundo a qual 92% dos brasileses concordam com a antecipação. Em primeiro lugar, não acredito nesta porcentagem tão elevada, porquê creio que em nosso país ainda existem muitas pessoas inteligentes, que procuram ver a realidade da vida... Em 2º  lugar, se for verdade, é simplesmente lamentável...  Não acredito neste número!!!
   # Nosso povo continua muito endividado. As empresas financiadoras, como LOSANGO, FININVEST, etc, "empurram" os empréstimos nas pessoas, principalmente aquelas que trabalham com empréstimo consignado (descontado na folha). Existe a regra de que o comprometimento do cliente  não deve eceder 30% da renda, mas as empresas não fazem o cálculo para saber das reais condições dos clientes, e assim, existe muita gente "atolada" em débitos... Além do mais, o consumismo está de rédeas soltas, porque as pessoas nem sempre raciocinam, dando primazia ao consumo, ao gasto, ao conforto material.
 # Finalmente, esteve em Aparecida, em São Paulo, um representante do Papa Francisco, para tratar de algumas minúcias sobre a visita do papa ao santuário daquela cidade,  por ocasião da JORNADA DA JUVENTUDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário