sexta-feira, 14 de junho de 2013

Série "NO MUNDO DAS PALAVRAS"-- Nº 02

   No número anterior, afirmei que começaria hoje palavras pela ordem alfabética, mas achei por bem ainda apresentar alguns exemplos interessantes do assunto, seguindo a "orelha" do livro "A VIDA ÍNTIMA DAS PALAVRAS", de Deonísio da silva (Observe-se o êrro primário:  "Deonísio", em vez de DIONÍSIO).
#  "Dominó" veio de uma prece católica: "Benedicamus Dómino' = Louvemos ao Senhor. A tonicidade veio por conta do Francês.
## 'Lazer" formou-se do verbo latino "lícere", com a idéia de "atividades lícitas, autorizadas". A forma atual veio através da forma arcaica LEZER. Observe-se que o anglicismo LASER nada tem a ver com o assunto.
## "Orçamento" VEIO DO VERBO ITALIANO "ORZARE" = PROCURAR O VENTO FAVORÁVEL Á EMBARCAÇÃO.
## "Embarcar", originalmente, era apenas "entrar numa barca", mas hoje embarcamos em vários outros meios de transporte, e até em outras coisas...
## O "salário" era originalmente apenas um pouco de sal (em latim: "salárium"), ou o dinheiro equivalente para comprá-lo. Era o salário dos soldados.
## EXEMPLOS NÃO CITADOS NA REFERIDA PASSAGEM:
-- "PSICOLOGIA", Etimologicamente, é a "Ciência  da alma". Com o tempo, evoluiu para "a Ciência do Comportamento". Um dos motivos para esta mudança é que, sem os conhecimentos espiritistas, as pessoas não teem condições de estudar a alma.
-- O verbo DEFECAR explica-se perfeitamente em Latim: a preposição DE indica "PARA FORA, EXPELIR".  FEC- é a raiz de FECIS, -IS, singular de  FEZES.  A diferença de fonemas /z/ para /k/ se explica pelo fato de no Latim clássico (o verdadeiro Latim), CI se pronunciar KI, mas no Latim vulgar, era pronunciado /S/. A mudança de /s/ para /z/ se deve a "leis fonéticas" da Filologia Românica.
   A palavra "BOMBÁSTICO", por exemplo, nada tem a ver com BOMBA. É derivada de uma personagem cujo último posnome é BOMBAST.
  Muitas palavras sofreram transformações violentas, injustificáveis, às vezes por analogia com outras palavras, que nada possuem com elas.... Um exemplo de deturpação é "monstrengo",  por influência de "MONSTRO" (O correto é "mostrengo"')

Nenhum comentário:

Postar um comentário