segunda-feira, 3 de junho de 2013

Série "CIDADANIA E POLÍTICA" -- Nº 04

      Na semana passada, causaram muitas discussões as declarações do Juiz JOAQUIM BARBOSA.Na realidade, a única coisa um pouco estranha é as declarações terem partido dele, considerando-se sua função no País, mas o conteúdo é totalmente normal, é uma coisa quê a maioria sabe. Nosso país tem partidos políticos em quantidade demasiada -- cerca de 35, pelo quê estou informado. Ora, "não tanto nem tão pouco" -- dir-se-ia quanto á quantidade de partidos políticos de um país democrático. Creio que este assunto deve fazer parte da propalada REFORMA POLÍTICA. No entanto, quando ela acontecerá?Infelizmente, nossos políticos não teem interesse que ela se torne realidade.
     Mas, voltando ao tema "quantidade de partidos", creio quê de 25 a 30 seriam mais que suficientes para enquadrar todas as tendências. Não se pode esperar que uma pessoa encontre um partido que concorde "em gênero, número e grau" com todas as suas idéias.  Uma pessoa, ao escolher um partido político, deve observar se as idéias básicas dele e do partido coincidem. Quanto ás minúcias, não é preciso que existam coincidências. Assim,  a quantidade de partidos políticos deste país deve ser reduzida. Muitos partidos não teem a mínima estrutura ideológica. Agem apenas para chegar ao poder, para que seus fundadores consigam a fama.
  Quanto á dependência do Congresso ao Poder Executivo, creio que ele tenha exagerado. O que acontece é que quanto mais um governante tem adeptos no Congresso, mais ele consegue aquilo que quer. Isto é uma verdade muito conhecida. Não é, propriamente, uma submissão ao Poder Executivo. É óbvio que os correligionários de um governante concordam com  a maioria de seus projetos e idéias. No caso específico, é normal que JOAQUIM BARBOSA pense em submissão, porquê ele é "um antipetista de carteirinha". O caso daquele exótico julgamento deixou isto bem claro.
   Outra notícia que tenho de comentar rapidamente: O deputado federal Válter Pinheiro, do PT, ESTÁ SENDO COTADO PARA  FUTURO GOVERNADOR DE NOSSO Estado. Isto é muito bom. Jacques Wagner é muito competente, mas com dois mandatos, terá cumprido sua missão. O deputado federal Válter Pinheiro merece  crédito. Tem sido um político sério e competente. Resta saber se ele tem "vocação para o Poder Executivo". Digo isto porquê muitos políticos são ótimos no Poder Legislativo, mas não o são no Poder Executivo, e vice-versa. É uma questão de aptidão de cada um. Ele próprio deve saber muito bem disto..

Nenhum comentário:

Postar um comentário