quinta-feira, 27 de junho de 2013

NO MUNDO DOS LIVROS: Nº 03

## FREI BETO: "O VENCEDOR" -- Editôra Ática; sem o ano da publicação (Foi depois de 1.965). 166 páginas. Formato: padrão. Trata-se de um pequeno romance para adolescentes. É livro paradidático. Seu Autor é um dos homens mais destacados em nossa sociedade. O livro traz para a Literatura aqueles que a sociedade marginaliza. Uma ficção de alta qualidade, revelando totalmente a vida. Observação: Todo autor tem a obrigação de indicar o ano da publicação de seus livros. O ideal é registrar também o mês.
## ANTÔNIO-GERALDO DA CUNHA: "Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de Origem Tupi" -- Edições Melhoramentos, São Paulo, S.P.  2ª edição, 1.982. 358 páginas.. Apesar da fama do Autor como o criador da "DATAÇÃO HISTÓRICA"  EM NOSSO PAÍS, NESTE LIVRO ele é fraco; deixa muito a desejar: É muito minucioso quanto ao registro das diversas  FORMAS E GRAFIAS das Palavras, mas é totalmente desprovido de qualquer critério ou sistematização da grafia e da forma. Isto é um mau exemplo no setor. É muito útil aos filólogos apenas por seus longos registros e abonações. Infelizmente neste país é assim: QUEM MUITO PODE FAZER UM LIVRO BEM FEITO NÃO O FAZ!!
## LUÍS-ANTÔNIO SACCONI:  "GRANDE DICIONÁRIO SACCONI da Língua Portuguesa: comentado, crítico e enciclopédico". Editôra Nova Geração, São Paulo, S.P.,  2.010. 2.088 páginas. Formato: 280 X 195 mm.. Este dicionário é realmente diferente dos demais. Tem muita coisa boa, mas sua falha é misturar conteúdos próprios para trabalhos diferentes,  Na última página da segunda capa, ele apresenta uma longa lista para mostrar que seu dicionário é ÚNICO em vários aspectos;  no entanto, tal lista tem algumas falhas, como: "ÚNICO DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO  --  ÚNICO DICIONÁRIO QUE USA E VALORIZA SUBVERBETES -- ÚNICO DICIONÁRIO QUE REGISTRA A TONICIDADE SECUNDÁRIA de todas as palavras, para propiciar pronúncia correta -- "o único dicionário que prima pelo registro rigoroso da Etimologia das palavras  -- O único dicionário que registra especificamente todos os substantivos"   Que quer dizer ele com este "especificamente"??? --  "único dicionário agradável de consultar, com entrada de todos os verbetes em corpo maior e na cor, (sic) para facilitar e agilizar a consulta". Não existe necessidade de registrar a tonicidade secundária, salvo em pouquíssimas palavras.
    Na prefação (sic), ele critica muito os outros dicionários; no entanto, comete algumas falhas evidentes, inclusivamente nas etimologias. Por isto, todo estudioso tem obrigação de consultar Autores diversos, sempre com a visão crítica, preparada para detectar erros. Dois de seus erros,  por exemplo:  "MARIA QUITÉRIA DE JESUS MEDEIROS". NO VERBETE "GIZ", ele dá que vem do Grego, através do Árabe e do Latim.. Vem do grego, pelo latim e finalmente, pelo Árabe. Além disto, ele registra que a forma árabe daria GIS em  português.  Na realidade, a forma árabe nos daria JIS.
  Para o  estudioso, pesquisador,  no entanto, é uma obra muito recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário