domingo, 5 de maio de 2013

FATOS DA SEMANA -- Nº 01

## Manchetes do jornal  "TRIBUNA FEIRENSE":
-- NOVOS CAMINHOS PARA O SIM: Feitas por construtoras que exploram os imóveis na região ou com recursos próprios da Prefeitura, novas ruas e avenidas serão pavimentadas no SIM, aproveitando a alternativa oferecida pela Avenida (*) Nóide Cerqueira
      (Na legenda da fotografia:  "A nova Avenida Fernando Pinto  ligará Artêmia Pires e Nóide Cerqueira. Como não houve acordo com o proprietário de um terreno, será preciso fazer uma curva na altura do Cemitério (**) Jardim Celestial, para conexão com a Tobias (1) Barreto (2). As mudanças vão facilitar a manutenção da  Artêmia (3), hoje esburacada e engarrafada")    
  NOTAS:  (*) Na fonte: Não está  "Avenida".  (1) Pronuncie-se /to-bí-as/, com O aberto.  (2) Suponho quê "Tobias Barreto" seja denominação de uma avenida.  (3) Igualmente, "Artêmia Pires" deve ser uma avenida. Não sei qual o motivo desta ECONOMIA DE PALAVRAS, SR. REDATOR!!! Aos moradores daquela parte da cidade, tais vias públicas são muito conhecidas, mas não o são de moradoras de outras regiões  da cidade e de  outras cidades. (**) Na Fonte:  "cemitério". A palavra "cemitério", neste caso, faz parte de uma locução onomástica. Assim, deve ser escrita com inicial maiúscula. Este ponto é um dos graves erros do atual sistema ortográfico. CARLOS GÓIS explica muito bem esta questão.  
      EM TEMPO: Quase sempre "Nóide" aparece sem o acento gráfico, fato quê constitui um erro, por tratar-se de ditongo aberto. Ademais, tratando-se de um Nome arbitrário, fora desta região, ninguém sabe se é /nóidi/ ou /nôidi/.  ###  "Artêmia" é  Nome derivado de ÁRTEMIS helênica, deusa grega dos bosques e da caça. Corresponde a DIANA  dos Romanos. O Martirológio Romano registra: "Artêmio" e "Artemidoro".e  a Literatura Latina registra também ARTEMÍSIA, quê também é nome de uma planta.
-- OS DESTAQUES DA MICARETA
    OBSERVAÇÕES: 1) POR INCRÍVEL QUÊ PAREÇA, EXISTEM AINDA PESSOAS QUÊ CONTINUAM A EMPREGAR "O MICARETA". A palavra é tipicamente feminina. Sua origem é ligada, por humorismo, a CARETA, tendo como motivação inicial o Francês "MI-CARÊME", nome de uma festa francesa quê acontecia na quinta-feira da 3ª semana da Quaresma.
   (2)  Não apresento a sinopse desta reportagem porquê SOU TOTALMENTE CONTRA CARNALVAL  E MAIS AINDA CONTRA  A MICARETA,  CONFORME DEMONSTREI NA POSTAGEM  'ACABE-SE A MICARETA', FEITA NO SÁBADO DESTA MICARETA.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário