quarta-feira, 29 de maio de 2013

FATOS DA SEMANA: QUARTA-FEIRA

   No último domingo, resolvi reservar as quartas-feiras aos FATOS DA SEMANA também, visto que o dia de sábado não é suficiente para eu desempenhar minha função de jornalista .
  Cito alguns fatos que anotei de domingo para cá. Depois escolherei algum para comentar:
1) Faleceu o Sr. Antônio Gonçalves da Silva no dia 27, segunda-feira. Trabalhei com ele cerca de três anos. Ele era um exemplo de empresário competente e atencioso para com seus empregados. Pertencia aos movimentos da Igreja Católica e era rotariano.
2) Faleceu o Sr.ROBERTO CÌVITA,  filho de Vitor Cìvita. Ele pertencia à direção da Editora Abril. Foi jornalista dedicado, principalmente através da modalidade de revista. Era de origem italiana, como deixa evidente seu POSNOME. Morou algum tempo em E.U..A  Lá se especializou numa determinada área.
3) No dia 27, foi noticiado o assassínio de um senhor idoso, na frente de uma criança. O réu alegou que cometeu o crime porque a vítima assediava a senhôra que ali morava, de favor. Registro este fato para mostrar,  mais uma vez, que a HETEROFILIA é quem comete a quase totalidade dos crimes passionais, não a HOMOFILIA!!!
4) No programa SILVÉRIO SILVA, NO DIA 26, foi anunciado que um historiador francês SUICIDOU em protesto contra o casamento entre as pessoas do mesmo sexo... Este é UM VERDADEIRO IDIOTA, NÃO É?!.
5) No mesmo dia, foi anunciada a extinção da lei que garante uma pensão vitalícia para ex-governadores e ex-presidentes da República: ÓTIMO !!!
6) No domingo e na segunda (?), foi realizada a CONFERÊNCIA DAS CIDADES. Infelizmente, não tive condições de participar dela. Uma das maiores preocupações nela foi a elaboração do PLANO DIRETOR. Feira de Santa Ana está em débito neste assunto.
7) No dia 27, foi lançada uma biografia  do grande político FRANCISCO PINTO,, na coleção GENTE DA BAÍA.
8) Do blogue de Mário-Flávio, de Caruaru, PE:  "Representante da Secretaria de Direitos Humanos visita obras do Minha Casa, Minha Vida", em Petrolina" (dia 27/maio)
9) Hoje foi divulgada a gravidez de uma menina de 12 anos, em Sátiro Dias, com um primo também de 12 anos. Ela disse que não sabia que o que fez podia engravidar. "Que inocente, hein?? Brincando com coisa séria!! Onde estão os pais destas crianças???
10) Do blogue de Mário-Flávio, de Caruaru, PE:  "A Política e a História -- com Tavares Neto:  Assassínio do Padre Antônio-Henrique Pereira Neto, em 27/maio/1.969. O padre protestava contra o atentado a bala do estudante Cândido Pinto Melo
    COMENTÁRIO A PARTIR DA NOTÍCIA NÚMERO 2: No dia 27, quando um radialista noticiou a morte do jornalista ROBERTO CÍVITA, pronunciou  /sivíta/, e perguntou a seu parceiro de programa:  "É ESTRANGEIRO?"
  O PARCEIRO RESPONDEU:  "DEVE SER."
      Telefonei ao programa, e dei  a sua secretária a pronunciação correta do posnome italiano: / txívita/, e expliquei que significa "cidade" e que é um posnome comum em Itália. O titular do programa não registrou meu telefonema.  Outra coisa que muito me estranhou: Eles dois revelaram completo desconhecimento sobre aquela importante figura da comunicação social de nosso país. Afinal, que é que estes radialistas leem?A família CÍVITA  é muito conhecida, porque criou uma série de revistas, como VEJA, ISTO É, EXAME, etc. Foi o grupo fundado pela Editora Abril que começou a discutir assuntos novos de nossa sociedade, como sexo, divórcio, relacionamento homófilo, e finalmente, casamento entre as pessoas do mesmo sexo. 'SANTA IGNORÂNCIA!!!". Quanto ao posnome CÌVITA, é mais uma evidência da completa desvalorização das questões de linguagem e de Antroponímia...
   Finalmente. faço uma correção: Numa das últimas postagens, citando o fato importante do dia 15 de Maio: o dia foi 14, e o órgão que promoveu a ação foi o CNJ.não STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário