quinta-feira, 23 de maio de 2013

SÉRIE "NO MUNDO DOS LIVROS" -- Nº 02

     Com imensa satisfação, volto a esta série, pois, em meu entendimento, o livro é a mola-mestra de todo conhecimento, e como conseqüência, também do desenvolvimento individual e social. A internete é, em boa parte, cópia de conteúdos de livros. As páginas dos jornais constantemente são aproveitadas para os livros, e dos livros, voltam aos jornais. A vantagem do livro sobre outros meios de instrução é que eles são elaborados com muito mais tempo, e, por isto, mais bem revisados, conferidos.
  Vamos a alguns livros: FREI BETO (frade dominicano): O VENCEDOR:  romance em torno de um bem-sucedido empresário e a engrenagem do crime organizado, que envolveu seu filho num crime. Estilo simples, mas atraente. Ótimo para os adolescentes e jovens. Livro para-didático, da Editora Ática. São Paulo. Não registra o ano, mas foi depois de 1.995. Observação: Tem a falha técnica de não adotar títulos para os capítulos. 166 páginas. Formato: padrão.
     RUDOLF VON IHERING: A LUTA PELO DIREITO: tradução de João de Vasconcelos. Editora Martin Claret, São Paulo, 2.009. 102 páginas. Formato: 183 x 118. Observação: Esta editora tem um critério de publicação muito bom. Escolhe a obra-prima de cada Autor, e às vezes publica também outras obras. São livros bem revisados e com aspectos gráficos padronizados. Todos seus livros possuem uma parte introdutória sobre a origem do livro e sua  importância para as sociedades.
   JOSÉ SARAMAGO:  ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: Caminho das Letras, São Paulo, 1.995. 310 páginas. Formato: padrão. A Editora registra a observação de que, por exigência do Autor, foi adotada a grafia vigente em Portugal. É bom lembrar que a grafia um pouco diferente não dificulta em nada a compreensão do texto. Maiores dificuldades são provenientes da Semântica e da Morfologia próprias de Portugal.  Romance de conteúdo profundo sobre a "cegueira mental" das pessoas. O Autor é ateu confesso, mas um homem de uma vasta cultura e de um grande senso crítico. Sua escrita, porém, apresenta a grande falha de quase não usar a pontuação. Com isto, ás vezes a leitura fica um tanto prejudicada,  as orações criam constantes dúvidas, muitas vezes levando o leitor à necessidade de reler o parágrafo para interpretar devidamente a mensagem.
  Observação: Os leitores podem, ás vezes. solicitar análise de algum livro, fato que poderá ser realizado em outra secção, visto que esta secção é feita apenas uma vez por mês.

Um comentário:


  1. A escrita de "Seu" José (Saramago) pode causar estranheza num primeiro contato. Depois da leitura de um ou dois livros desse autor, logo se cria uma intimidade com seu estilo, e as "pedras" no caminho se vão desaparecendo.

    ResponderExcluir