segunda-feira, 20 de maio de 2013

SÉRIE ""ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES" -- Nº 04

                       COMO DEFINI MINHA POSIÇÃO RELIGIOSA
      SEMPRE FUI UMA PESSOA RACIONALISTA, crítica (analista), prática. Sempre procurei os "porquês", assim como os "para-quês" e os "comos".  Então,  nunca me satisfiz com explicações comuns em ambientes religiosos, do tipo "A IGREJA DIZ ISTO" -- É DOGMA DA IGREJA -- É UM MISTÉRIO DA FÉ, etc. Fora do campo religioso, ainda posso acrescentar: "TODO O MUNDO FAZ ASSIM" --TODO O MUNDO DIZ ISTO -- SEMPRE OUVI ISTO DE TODOS, etc. A mesma atitude mantive diante das outras religiões.
     Meu problema com a Igreja Católica iniciou-se cedo, enquanto eu estudava no internato, ainda  na escola primária, condição para que eu entrasse no seminário dos Monges Cistercienses. Tão logo irrompeu em mim  a libido, culminando com a  primeira masturbação (ou melhor: MANUSTURBAÇÃO), estava iniciado o longo conflito: NUNCA ACHEI QUE A MASTURBAÇÃO FOSSE PECADO....
     Mais tarde, veio o problema da participação da Igreja na Política e nos Problemas Sociais. A partir de determinado momento, convenci-me de que deveria desistir de ser padre, principalmente porquê eu não me sentia em condições de seguir o celibato eclesiástico, base de todos os graves problemas da Igreja.. Raciocinei: É MUITO MELHOR DESISTIR QUE SER PEDRA DE ESCÂNDALO. Não via também nenhuma lógica na doutrina sobre o batismo e sobre o pecado original. Desliguei-me do seminário; depois da Igreja, mas antes de chegar a este ponto, sofri intensamente.... Já cheguei a me retirar de um templo  católico em grande conflito, por não agüentar a pressão síquica naquele ambiente. Sempre fui contra os simbolismos, principalmente com aquela ostentação reinante na Liturgia católica. Para que tanta roupa cara e vistosa??? Para que tantos objetos no culto??? Passei a ler tudo sobre Religiões. Fui a diversos cultos protestantes para ver "IN LOCO" aquilo quê acontece ali. Numa manhã, em Natal, RN, num templo da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, precisei de me controlar muito para não efetuar um veemente protesto diante de todos, devido àquilo que presenciei.
    Passei um determinado tempo como ATEU PRÁTICO -- até quê a profundidade e a lógica da DOUTRINA CARDEQUIANA (sic) me convenceram de que meu verdadeiro lugar é este. Meu irmão que aqui reside foi meu "sedutor", dizendo que valia a pena insistir, porquê o ESPIRITISMO É PARA PESSOAS INTELIGENTES, NÃO PARA QUALQUER UM. No Espiritismo, quem não é disposto a estudar não avança; fica "marcando passo". (Redação original: em 06/Abril/2.012)...
    Assim, pois, aprendi inúmeras coisas, as quais muito me ajudaram a solucionar e amenizar sérios problemas de quê já fui vítima nesta vida, ou as passo como expiação. :"Jesus não é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; Ele é o "Filho de Deus", na  acepção de "espírito altamente puro, e por isto, muito próximo de Deus. o qual é espírito perfeito, uno e onipotente.Assim, NÃO EXISTE A SANTÍSSIMA TRINDADE; exsitem apenas DEUS  e os espíritos, de vários graus de evolução espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário