sexta-feira, 10 de maio de 2013

SÉRIE "NO MUNDO DAS PALAVRAS" -- Nº 01

       Por mais quê algumas pessoas não consigam entender, desde quando comecei a estudar, fui curioso em saber a origem das palavras. Na década de 1990, quando sistematizei a linguagem racional, declarei: "As palavras apresentam ou resumem a História da Humanidade. Através do estudo da Etimologia, com profundidade, descobre-se muita coisa quê  nem os especialistas da respectiva área sabem". O estudo da origem da palavra ajuda muito a aprender seu conceito.
   Explica-se assim a importância das palavras: Além de representarem um conceito, por mais abstrato que seja, cada palavra tem um aspecto em relação a sua variante e a seu sinônimo.Existem estudiosos que dizem que não existem sinônimos perfeitos. Eu não creio que eles tenham razão, mas realmente muitas palavras aparentemente consideradas sinônimas possuem um aspecto semântico ligeiramente diferente. A questão das variantes é clara: sempre uma é mais recomendável que a outra, ou então a variante, propriamente dita, pertence a uma área social diferente. Exemplo: Quem usa a forma "bassoura" é caipira. Quem usa a forma VASSOIRA é sempre um erudito, ou um preciosista em matéria de linguagem.
   Nesta série, me apoiarei sempre em dicionários etimológicos e nos seguintes livros: "A VIDA ÍNTIMA DAS PALAVRAS", de Deonísio (sic) da Silva, e AS LÍNGUAS DO MUNDO, de Charles Berlitz. Já possuí dois livros maravilhosos nesta área: "Dicionário de Curiosidades Etimológicas", de Mansur Guérios, e um outro, de cujo título eu me esqueci, de André A. Paulicéia (?), das Edições de Ouro. Embora estes dois livros tenham aspectos bem diferentes, juntando o conteúdo dos dois, tem-se uma visão muito boa do assunto. Infelizmente,  "alguém" destruiu tais livros, e eu não consegui recuperá-los...
    Qual a palavra mais longa da língua portuguesa? Qual a palavra que mais tem origens nela? Qual a palavra de cinco letras ou mais composta somente de vogais? Por que algumas Línguas não aparentadas teem palavras quase iguais, ou até iguais? Qual a palavra que menos difere de grafia entre as línguas? Qual a Lingua que possui palavras mais extensas? Toda palavra tem étimo? Qual a diferença entre étimo remoto e étimo próximo? São coisas que veremos nesta série.
   Existiram guerras por causa de uma simples palavra da Bíblia.. .Gente morreu por causa da tradução equivocada de uma palavra... Muitas outras curiosidades existem no setor. Este estudo pertence à FILOLOGIA, Á GRAMÁTICA HISTÓRICA E À SEMÂNTICA. Afinal, cada Ciência ajuda a outra. Até a próxima, quando iniciarei  a série, pela ordem alfabética. Já tenho um longo FICHÁRIO DE PALAVRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário