quarta-feira, 8 de maio de 2013

SÉRIE ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES -- Nº 03


                                              
SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS: PROIBIDOS POR PROJETO DA CÂMARA DE SALVADOR: Anteontem, em Salvador, ocorreu uma sessão especial na Câmara de Vereadores, com protestos dos adeptos do Candomblé contra o projeto de lei de um vereador que proíbe os sacrifícios de animais nos cultos de religiões de matriz africana. Um grupo apresentou músicas e o vereador Edvaldo Brito fez uma oração às divindades do candomblé (orixás) para protegerem seus membros de uma suposta perseguição. Diz ele que conta com o apoio de seus pares para a recusa ao projeto, por ser ele inconstitucional. Prezado Sr. Edvaldo Brito, muito te admiro por  teu preparo profissional; no entanto é pena que consideres este projeto inconstitucional. Inconstitucional  é matar animais apenas por motivos religiosos. Os Judeus, nos tempos bíblicos, é quê sacrificavam animais, como “expiação  dos próprios pecados “. Eles achavam que “o fumo do sacrifício agrada a Deus”,  fazendo voltar seu olhar para os pecadores”. Esta idéia  é  totalmente primária, típica  do primitivismo espiritual da época.  Atualmente, o grau de desenvolvimento da Humanidade, apesar dos pesares, está muito mais desenvolvido. O próprio Estatuto dos Animais cita a proibição de matá-los arbitrariamente. Basta a matança para o simples consumo da carne, hábito arraigado em muitas sociedades do Mundo – um dos resquícios de atraso da humanidade que permanece e que traz várias conseqüências ao ser humano e ao Meio Ambiente.
        E preciso que as religiões revejam algumas de suas praticas, adequando-as aos novos tempos. Não se admite (sic) mais algumas doutrinas e tradições religiosas. É preciso salientar quê o racionalismo deve prevalecer sobre a tradição. Primeiramente tem-se quê verificar se a tradição não apresenta algum inconveniente, se ela não vai de encontro à nova situação de desenvolvimento da sociedade e de seus problemas. São exemplos;  a “matança do boi”,  “ a guerra de espadas” e o hábito de tocar fogos e de soltar balões.
        As pessoas esclarecidas, principalmente ligadas ao Meio Ambiente e à defesa dos animais, devem aprovar o referido projeto. E mais que evidente quê ele é justo e satisfaz a uma necessidade da sociedade moderna, que vive um problema muito sério de extinção de várias espécies animais e de agressão constante ao Ecossistema.
        É lamentável quê eu novamente tenha que falar contra religiões, porquê o objetivo delas é nobre: controlar os vícios do ser humano e despertá-lo para a Espiritualidade. No entanto, por suas inúmeras doutrinas e tradições sem fundamento, anacrônicas, constantemente são alvo de duras criticas por parte de intelectuais, pesquisadores e até de cidadãos  comuns 

Nenhum comentário:

Postar um comentário