quarta-feira, 22 de maio de 2013

NOTíCIAS EXTRAS

     Ultimamente, com o acúmulo de problemas, faltei a duas postagens, salvo engano. Uma delas foi a de ontem, sobre LINGUAGEM E ONOMÁSTICA. Pela lista, não tenho postagem hoje, mas aproveito estes poucos minutos para avisar que amanhã, na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, será realizado um debate sobre o atual sistema ortográfico. Infelizmente, não consegui enviar um veemente protesto contra esta grafia á Academia. O endereço que eu encontrei foi indicado como impróprio para este tipo de assunto.
    Revendo o atual sistema ortográfico, vi, por exemplo, o grande retrocesso de conservar letras finais consoantes  como B, C,D, ETC, em nomes próprios bíblicos, somente porque a tradição o faz: Jacob, David, Assaf, etc. Ora, eu pergunto: Que compromisso tem uma sistematização de um assunto com uma tradição errõnea? Entendo que quando se toma a iniciativa de sistematizar um assunto é porque ele está desorganizado, que está sendo usado aleatoriamente, e por isto, precisa de disciplina, de racionalização. Por um lado, as pessoas reclamam que a língua é complicada,  que é por isto que elas não escrevem direito; por outro lado, ,as próprias pessoas complicam aquilo que é simples, e a Academia de Letras, responsável em dar a última palavra.
,oficializa o erro. Este é apenas um exemplo da grave falha de nosso sistema ortográfico. A grafia ideal é aquela que dá condições ao leitor de pronunciar bem cada palavra e distingui-la de seus homõnimos e parônimos, sem precisar ler muito o contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário